segunda-feira, 29 de maio de 2017

Novos e deliciosos livros na nossa biblioteca.

Ando meio ausente né? Mas é por bons motivos. Nos últimos meses tenho corrido de lá para cá por conta da fase de captação de recursos para a Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra": Cultura e Alimentação, realização que teve inicio neste blogue e por conta da infinidade de filmes sobre alimentação que eu encontrava e comentava aqui, muitos que nunca veremos nos cinemas brasileiros, mas que por conta da internet, canais pagos e Netflix poderão ser apreciados por quem gosta do tema, e também em festivais e mostras de cinema como a nossa. São food e wine filmes produzidos nos quatros cantos do planeta e aqui no Brasil também. Se quiser saber mais acesse meu outro blogue especializado nessa temática o Cinema e Alimentação.

Estive também participando pela segunda vez da Feira de Gastronomia de Cruz Machado com a Oficina "Cozinha tradicional revisitada", em breve postarei aqui as receitas da sequência de pratos com base de tilápia que apresentei na 2ª Feira Gastronômica de Cruz Machado, entre as receitas estão uma entrada, um prato principal e um petisco. 



Mas agora vim pra falar de uns livros, deliciosos presentes que ganhei do marido nos últimos dias, são três títulos que recomendo. O primeiro para quem quer conhecer um pouco mais da mundialmente celebrada cozinha peruana, já os outros dois são para aqueles que buscam receitas práticas e saudáveis para o dia a dia.

Em "Lima:Cozinha Peruana Contemporânea" Virgilio Martinez, o mais famoso jovem chef do Peru, revisita heranças culinárias e apresenta sua gastronomia vibrante, colorida e contemporânea, consagrada em seus premiados restaurantes. Neste livro, ele ensina mais de 100 receitas que vão surpreender o paladar e trazer o espírito e as cores da cozinha peruana para a mesa brasileira. São bebidas, petiscos, leites de tigre, pastas de ají, ceviches, tiraditos, causas, pratos quentes e sobremesas. Há drinques como Coquetel de maracujá e capim-limão, sem álcool, ou o Ponche de pisco, alcoólico, acompanhados por petiscos como Milho cancha e limão ou Batata-doce com mel de camomila. O chef ensina o autêntico leite de tigre e algumas saborosas variações, que serão a base para o preparo de ceviches ou tiraditos, como o de salmão e erva-doce. Não faltam entre os pratos quentes os tradicionais Arroz chaufa com legumes e o Sudado de carne. Destaca-se ainda o Parfait de castanha-do-pará, para encerrar uma refeição. Editora Publifolha, lançado em 2017.


Já em “Tempero Alternativo - Para uma alimentação natural e saudável” de André Fronza, publicado pela Editora Alaúde, também 2017, a gente encontra mais de 50 receitas inéditas. O primeiro livro do blog Tempero Alternativo traz preparações veganas com opções sem glúten e sem açúcar. São pratos fáceis, práticos e acessíveis para o dia a dia. Muitos deles acompanhados por conteúdo digital extra, como QR Codes que indicam variações na receita ou GIFs de dar água na boca. Neste livro a brasilidade imperou na escolha de alguns pratos – tem feijoada, bobó, cuscuz e manjar – e dos ingredientes também: maracujá, jabuticaba, açaí, mandioca e palmito. As receitas são divididas em básicos, bebidas, café da manhã, entradas e acompanhamentos, prato principal, sobremesas e receitas extras. Todas acompanhadas de ícones que ajudam a classificar e identificar se é sem glúten, sem açúcar, sem soja ou derivados ou se requer preparo antecipado.


Em “Chega de Açúcar” Sarah Wilson que sempre achou que sua alimentação era relativamente saudável - até saber a quantidade de açúcar escondido na comida e quanto isso afetava a sua vida, nos mostra que quando ela se deu conta de que o consumo de açúcar poderia estar associado a oscilações de humor, ganho de peso, problemas de sono e doenças relacionadas à tireoide, decidiu acabar com isso de vez. O que começou como uma experiência logo se tornou uma missão: alertar sobre os perigos da substância e oferecer alternativas saudáveis e saborosas. Neste livro, a autora conta o que fez para conseguir se livrar da dependência, compartilhando ferramentas, truques e dicas inspiradoras. Em "Chega de açúcar", o leitor irá encontrar: - Um programa de oito semanas para desintoxicar, - Ideias para substituir o açúcar sem comprometer a saúde, - Técnicas para superar o desejo por doce, - 108 receitas de pratos saudáveis, petiscos saborosos e doces guloseimas elaboradas pela autora e por seus colaboradores. Editora Sextante, 2017.

Gostou das dicas? Então, deixe seu comentário e faça sua indicação de outros títulos interessantes e saborosos!

Até a próxima!

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...