segunda-feira, 3 de abril de 2017

Torta de maçã para retribuir a hospitalidade é pouco, mas tem muito amor.


Se tem um lugar que vale a pena conhecer é a acolhedora Bituruna no interior do Paraná, com destaque para as atrações da Rota do Vinho, com suas vinícolas e o Restaurante Beponi, lugar encantador que não me canso de visitar, especialmente por conta da alegria e hospitalidade da família.

Como retribuir a receptividade e os bons momentos em companhia do Sr. Beponi, da Dona Lídia, das filhas Valéria e Carla e dos genros Edinei e Claudio? Verdade é que isso não tem preço!

Hospitalidade e bem receber é uma arte que poucos conhecem. O que determina isso é um conjunto de coisas, entre elas alegria, respeito, simplicidade e muita história para contar, isso a família do Sr. Beponi tem de sobra e de quebra uma culinária deliciosa de tradição italiana, preparada com produtos locais e muita qualidade.

Em minha última visita estive com a família por quase uma semana e passei muito bem. Uma vez lá como retribuir? Toda vez que vou pra lá gosto de ir para cozinha para preparar algo, claro que não chego aos pés da culinária da Dona Lídia ou da Carla, mas não abro mão de fazer algo com muito carinho, afinal a comida não é apenas para matar a fome, ela nos dá o ânimo que nosso corpo necessita e como sempre digo, alegra nossa alma.

Desta vez fiz uma torta de maçã, uma apple pie, típica receita norte americana, que todos gostaram e a pedido das meninas estou publicando novamente. Como disse antes este tipo de torta é uma tradição norte americana muito apreciada nos E.U.A. onde existem várias competições para ver quem faz a melhor. Receita que perfuma toda a casa, liberando aromas que nos convidam para um café, um chá e uma boa conversa.

Então, vamos a receita!

Ingredientes:

Massa
3 xícaras de farinha de trigo peneirada
150 g de manteiga sem sal
de 5 a 6 colheres de água gelada
1 ovo
1 gema (para pincelar a massa antes de assar)
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
1 forma redonda Marinex (1,6 l)
1 rolo de abrir massa
Filme plástico

Recheio
4 maçãs verdes grandes ou 6 maças Fuji (desta vez usei as Fuji)
1 limão Taiti
30 g de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de uvas passas escuras sem sementes
1 colher (chá) de canela em pó (ou ralada na hora)

Farinha de rosca (*q.b)

(Etapas do preparo da Apple Pie - Fotos: Meg Mamede)

Modo de Preparo:

Junte a farinha de trigo peneirada com a manteiga gelada cortada em cubos em um recipiente, com as pontas dos dedos vá misturando até virar uma farofa onde você ainda sinta pedacinhos de manteiga, em seguida acrescente o ovo, uma pitada de sal e o açúcar e misture tudo, vá acrescentado aos poucos a água gelada até a massa ficar mais uniforme e dura, sove e boleie a massa para em seguida embalá-la em filme plástico e levá-la à geladeira para descansar por cerca de 40 minutos. A massa fica mesmo meio quebradiça, mas ao deixá-la na geladeira ela ficará mais dura.

Enquanto a massa descansa, preparamos o recheio, em algumas receitas o recheio é misturado e não é levado ao fogo, eu escolhi refogá-lo um pouco. Então, descasque as maçãs e tire as sementes, corte-as em fatias bem finas, acrescente o suco do limão para que elas não oxidem e escureçam, feito isso leve uma frigideira alta ao fogo derreta a manteiga e em seguida acrescente o açúcar para fazer uma calda, não deixe escurecer para não ficar amargo em seguida coloque as maçãs para dar uma murchada, 
refogue-as um pouco acrescentando as uvas passas e a canela em pó, desligue e verifique se há muito líquido em seguida acrescente umas colheradas de farinha de rosca, misture tudo e deixe esfriar bem.

Passado os 40 minutos retire a massa da geladeira e sobre uma bancada ou mesa polvilhe um pouco de farinha de trigo para abrir a massa, calcule uma parte menor da massa e separe para fazer a parte de cima da torta. Com o rolo sempre do meio para cima e do meio para baixo vá rolando e abrindo a massa de maneira uniforme, até obter um tamanho que cubra a base e a lateral da forma, enrole a massa no rolo para facilitar a colocação da massa na forma, em seguida ajeite-a com a ponta dos dedos, caso faça algum buraco e só acertar com os dedos, cobrindo toda a extensão para a colocação do recheio. Faça furos com as pontas do garfo por toda base da torta e despeje o recheio frio. 

Em seguida abra a sobra da massa da mesma maneira e coloque-a sobre um filme plástico para poder girar sobre a forma e cobrir a parte superior da torta, feito isso, com os dedos vá juntando as duas pontas (parte inferior da massa com a parte superior) retire os excessos e com as pontas dos dedos pressione a lateral da massa para formar um desenho linear em toda a borda da torta. Em seguida misture a gema de ovo com um pouco de água para pincelar a superfície da torta, faça um pequeno corte em X no centro da massa e leve-a para assar à temperatura de 200 graus por cerca de 40 minutos ou até que a torta fique dourada na lateral e em cima (importante: a forma Marinex de vidro apesar de ser indicada para uso no forno, não deve ser levada ao forno pré-aquecido, pois o utensílio pode trincar quando exposto a diferentes temperaturas, o que não irá prejudicar em nada o preparo da sua torta, essa recomendação vale para quando você retirar a forma quente do forno, não a coloque em uma superfície fria ou molhada, opte por colocá-la sobre uma tábua de madeira ou superfície metálica para esfriar).

Dica: Esta torta é ótima para um café ou chá da tarde e fica mais deliciosa ainda se servida com chantilly ou sorvete de creme.

Tempo de preparo: 2 horas

Rendimento: até 12 pedaços

Dificuldade: Fácil

*q.b. = Quante baste

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...