domingo, 23 de abril de 2017

Torta de camarão à moda thai.

A massa não é segredo, serve para fazer tortas doces e salgadas e com as sobras é possível fazer petiscos deliciosos. Nada se perde, aqui tudo se aproveita. Já fiz umas quantas apple pies e receitas salgadas com frango, palmito e agora com camarão com essa massa. Se você gosta de coisas simples e rápidas, essa é uma boa opção.

Parece aquela massa podre, mas não fica carregada de manteiga... dá para aquecer no micro-ondas depois sem que fique carregada de gordura. Isso pra mim é algo importante, meu estômago ou fígado são sensíveis à gordura.

Bem a receita dessa massa não é segredo já postei a de apple pie, outra de frango e dá para utilizar a criatividade com os recheios tanto para a doce quanto para a salgada e de quebra aproveitar as sobras.

Vamos à receita...


Ingredientes:

Massa
3 xícaras de farinha de trigo peneirada
150 g de manteiga sem sal gelada
de 5 a 6 colheres de água gelada
1 ovo
1 gema (para pincelar a massa antes de assar)
1 colher (de café) de açúcar
Sal (q.b)
1 forma redonda Marinex filetada (1,6 l)
1 rolo de abrir massa
Filme plástico

Recheio
500 g de camarão limpo (camarão pequenos ou médios se preferir)
200 ml de leite de coco (uma caixinha)
½ cebola picada
3 dentes grandes de alho picado
1 pedaço de gengibre pequeno sem casca e ralado
½ maço de coentro picado (ou salsinha)
De 3 a 4 colheres (de sopa) rasas de farinha de rosca (ou farinha de pão)
Pimenta do reino moída na hora (q.b)
Sal (q.b)
 
(Etapas do preparo - Fotos: Meg Mamede e Rogério Oliveira)

Modo de preparo:

Junte a farinha de trigo peneirada com a manteiga gelada cortada em cubos em um recipiente, com as pontas dos dedos vá misturando até virar uma farofa onde você ainda sinta pedacinhos de manteiga, em seguida acrescente o ovo, o açúcar e o sal e misture tudo, vá acrescentado aos poucos a água gelada até a massa ficar mais uniforme e dura, sove e boleie a massa para em seguida embalá-la em filme plástico e levá-la à geladeira para descansar por cerca de 40 minutos. A massa fica mesmo meio quebradiça, mas ao deixá-la na geladeira ela ficará mais dura.

Enquanto a massa descansa preparamos o recheio, para isso leve uma frigideira ao fogo com azeite, aqueça e acrescente a cebola deixe refogar e coloque o alho em seguida, depois que estiverem dourados junte o camarão até que fiquem rosados, acrescente sal e a pimenta do reino moída e prove, depois o gengibre ralado e misture, abaixe o fogo e acrescente o coentro e a farinha de rosca, misture tudo e desligue o fogo deixando o recheio esfriando enquanto abre a massa.

Passado 40 minutos retire a massa da geladeira e sobre uma bancada ou mesa polvilhe um pouco de farinha de trigo para abrir a massa, calcule uma parte menor da massa e separe para fazer a parte de cima da torta. Com o rolo sempre do meio para cima e do meio para baixo vá rolando e abrindo a massa de maneira uniforme, até obter um tamanho que cubra a base e a lateral da forma, enrole a massa no rolo para facilitar a colocação da massa na forma, em seguida ajeite-a com a ponta dos dedos... caso faça algum buraco e só acertar com os dedos, cobrindo toda a extensão para a colocação do recheio. Abra a sobra da massa da mesma maneira e coloque-a sobre um filme plástico para poder girar sobre a forma e cobrir a parte superior da torta, feito isso com os dedos vá juntando as duas pontas (parte inferior da massa com a parte superior) retire os excessos e com a ponta do dedo indicador pressione a lateral da massa para formar um desenho linear em toda a borda da torta. Em seguida misture a gema de ovo com um pouco de água para pincelar a superfície da torta, faça um pequeno corte em X sobre a massa e leve-a para assar a temperatura de 200 °C por cerca de 40 minutos. (Importante: a forma Marinex de vidro apesar de ser indicada para uso no forno, o mesmo não deve estar quente, isto é: pré-aquecido, pois o utensílio pode trincar quando exposto as diferentes temperaturas, o que não irá prejudicar em nada o preparo da sua torta, essa recomendação vale para quando você retirar a forma quente do forno, não a coloque em uma superfície fria ou molhada, opte por colocá-la sobre uma tábua de madeira para esfriar).


Dicas: 1- Sirva com uma salada de folhas ou outro de sua preferência. 2- Harmoniza bem com um vinho Cabernet Sauvignon Blanc ou Vinho Verde, resfriados. 3- A sobra da massa pode ser guardada por até uma semana na geladeira ou congelada e aproveitada depois para fazer petiscos, é só abri-la e usar cortadores, polvilhar com queijo e temperos de seu gosto (lemon pepper, alecrim, orégano, etc), veja foto (na foto petiscos doces e salgados de sobras de massas).



Tempo de preparo: 2 horas (inclui o tempo de descanso da massa na geladeira)

Rendimento: até 12 pedaços

Dificuldade: Fácil

*q.b. = quante baste


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...