domingo, 20 de novembro de 2016

Batata doce a queridinha do pessoal fit.

(Pizza de massa integral com batata doce antes de assar - Foto: Meg Mamede)

Eu adorava comer batata doce assada no forno à lenha ou na boca do fogão à lenha da minha avó, às vezes minha mãe fazia frita e era igualmente deliciosa, contudo esta segunda opção é menos saudável. Hoje na falta de fogão à lenha no apartamento (imagine a loucura) dá para fazer a batata doce rústica (com casca e tudo, veja a receita aqui) no forno, regada com azeite extra virgem, alecrim, tomilho fresco, sal e ou outros temperos que tenhamos à mão, de preferência frescos né.

(Ilustração - Google Imagens)

Mas hoje vamos de pizza de massa integral com batata doce, receita que eu peguei no site By Marina, o recheio como ela mesmo diz é a gosto do freguês, a minha levou tomate pelado de uma marca italiana que gosto muito (Mutti), alho poró, milho cozido de uma espiga grande (pode ser em conserva, lave os grãos antes de usar e escorra), queijo parmesão e se tiver manjericão (eu não tinha nessa noite) use à vontade.

Ingredientes:

1 batata doce média cozida e amassada (tamanho de um mamão papaia)
50ml de leite desnatado morno
10gr de fermento de pão
1 ovo
1 colher de sobremesa de manteiga clarificada* (ou qualquer outra manteiga)
300 g de farinha trigo integral
Sal a gosto
Tomate para o molho (ou algum pronto de sua preferência)
Recheio de sua preferência

Modo de Preparo:

Dissolva o fermento no leite morno e reserve. Amasse a batata e acrescente a manteiga, o sal, o ovo, fermento dissolvido e a farinha aos poucos. Misture tudo e faça uma bola com a massa, deixando-a descansar por 20 minutos. Abra a massa com as mãos em uma assadeira de pizza untada com azeite (*a massa fica meio grudenta mas segundo a Marina não precisa colocar mais farinha).

Pré-aqueça o forno a 180º e asse só a massa por 15 minutos. Retire a massa pré-assada, acrescente o molho de tomate, o recheio que escolheu e asse até a bordinha da massa ficar dourada. (Dica: não coloque muito molho de tomate para massa não ficar mole).


Tempo de preparo: 1 hora (considerando descanso da massa e a pré-assada da mesma).

Rendimento: 4 pedaços grandes ou 6 médios

Dificuldade: Fácil


(*) Manteiga que foi derretida, da qual se remove o coalho deixando somente a gordura amarela.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...