quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Massas artesanais Beponi, culinária de tradição e muita afetividade!

(Restaurante Beponi - Foto: Rogério Oliveira)

Você já deve ter ouvido as expressões Culinária Afetiva e Comfort Food, ambas estão relacionadas a pratos com sabor de infância e do nosso lar, receitas que optam por ingredientes mais saudáveis e simplicidade no preparo, sabores que conhecemos na mais tenra idade junto dos nossos avós e pais, comidas que são memórias de encontros familiares, sabores e aromas que retratam tradição e muita alegria. É assim que a família Beponi, originalmente famílias Masiero e De Bastiani de origem italiana, preparam massas das mais variadas, conservas, geleias e uma infinidade de produtos para consumo e venda no município e região.

Produção artesanal que ganhou fama na cidade e localidades vizinhas e que tem encantado turistas e visitantes que descobrem o Restaurante Beponi de propriedade da família na pequena e hospitaleira Bituruna, no interior do Paraná.

Amor à primeira vista ou seria à primeira garfada? Verdade que me apaixonei pelo lugar (assim como outras pessoas) por sua gente, pela comida e pelo vinho, tudo isso junto só poderia resultar em muitas memórias e uma certa nostalgia no que diz respeito às histórias de família. Aliás são as memórias e histórias sobre os “nonos” e “nonas” que transformam essas receitas num verdadeiro manjar dos deuses e é pelas mãos do Sr. Beponi, Dona Lídia e as filhas Valéria e Carla e os genros, que a magia acontece.

(Preparo artesanal do capeletti de frango - Massas Beponi / Fotos: Meg Mamede)

A cozinha da família é alquimia pura, um misto da cozinha italiana com os produtos que aquela terra dá, e não dá de graça não! O trabalho lá começa cedo e vai até muito tarde. São peixes, carneiros, patos, hortas e uma infinidade de coisas e assuntos para cuidar. Eu acompanhei dois dias na produção de massas artesanais da família e fiquei cansada só de ver a quantidade de trabalho que isso implica, o que não os impede de estar sempre alegres. Acho importante frisar isso porque muita gente não se dá conta do trabalho empregado na cadeia produtiva pelo pequeno produtor para que o alimento chegue a nossa mesa, neste caso falo especialmente do capeletti de frango, do tortei de abóbora e as outras massas produzidas de forma artesanal pela Família Beponi, com muita qualidade e sabor.

(Preparo artesanal do tortei de abóbora - Massas Beponi / Fotos: Meg Mamede)

Dona Lídia carrega com ela uma sabedoria peculiar e transforma tudo que cai em suas mãos, são massas, molhos, conservas, geleias, pães, requeijão, ricota, etc, e é de uma generosidade incrível, me contou detalhes do recheio do tortei e de outros preparos. Já a Carla, filha mais nova tem uma energia na cozinha, se move com desenvoltura surpreendente entre insumos e utensílios resultando na produção de massas de excelente qualidade, fiquei sabendo que é uma ótima cozinheira, como a mãe. O senhor Beponi faz de tudo um pouco, trata e abate os animais para o preparo de embutidos e outras iguarias, cuida da terra, alimenta os peixes que abastecem o restaurante, ajuda no preparo das massas e no preparo da comida para atender a demanda do restaurante nos dias em que ele funciona, a filha Valéria é nutricionista e uma apaixonada pela natureza e os produtos que dela pode obter, está sempre pensando em semear e produzir algo novo por lá.

Como veem a boa alimentação e a comida de verdade só pode surgir da natureza e das mãos de pessoas que tratam os alimentos com respeito e amor, com certeza não é nas gondolas de supermercado que encontramos isso. Como bem adverte Michael Pollan em Regras da Comida (Intrínseca, 2009) “Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida”.

Ficou com vontade de provar essas delícias né? Bem, só tem um jeito, tire uns dias de folga, prepare as malas e siga para Bituruna, interior do Paraná, cidade localizada na região sudeste do estado próximo de Cruz Machado, União da Vitória e Guarapuava, todas com acesso para a cidade. Prepare-se para curtir a natureza, degustar os vinhos da região e visitar o Restaurante Beponi, onde além de poder provar todas essas delícias você poderá comprar vários tipos de massas e levar para casa.  


Buon apetito!

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...