segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Risoto de funghi secchi, postagem para amiga Beatris de Brasília.

(Risoto de funghi secchi - Foto: Meg Mamede)

Neste fim de semana estivemos num restaurante aqui de Curitiba que participa do Restaurant Week (edição, setembro 2016) provamos entradas e pratos principais diferentes e coube a mim um risoto quatro queijos acompanhado de mignon, combinação clássica, não dá para errar no mignon né, mas o risoto deixou a desejar, não sei se pelos grãos ou se pela forma compacta da apresentação, o risoto não tinha cremosidade, era um bloco só que dava para cortar com a faca. Por isso resolvi fazer um risoto pro jantar, aliás aqui no blogue tem várias receitas de risoto, prato que não tem segredo se feito com o grão apropriado, caldo de legumes, carne, peixe ou de galinha feito em casa e o cuidado de manter o centro dos grãos "al dente" sem perder a cremosidade do prato.

A amiga Beatris de Brasília me pediu a receita, então resolvi publicar aqui no blog, sem fotos do pré-preparo apenas do prato servido.

De pinhão com linguiça blumenau, de abobrinha com carne seca, de pera com nozes e gorgonzola ou de funghi secchi, cada um tem ingredientes distintos mas a base é a mesma e se sobrar faça bolinhos (arancini). Vamos a receita de hoje.

Ingredientes:

200 g de arroz Carnaroli ou Arbóreo (grãos adequados para o preparo de risoto devido a cremosidade que propiciam ao prato)
50 g de funchi secchi (reservando a última água da hidratação do funghi)
1 cebola pequena picada miúda
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
de 500 ml a 800 ml de caldo de sua preferência (ou usei de carne que tinha congelado)
1/2 copo de vinho branco seco (opcional)
80 g de parmesão ralado (eu uso uma marca uruguaia mais doce no final)
sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto
azeite (um fio de azeite para manteiga não queimar)

Modo de preparo:

Lave bem o funghi secchi para retirar todo resíduo (pó), ferva água e adicione no funghi secchi limpo para hidratar, deixe por pelo menos uma hora, depois que eles estiverem ternos corte-os em pedaços desprezando as partes duras e reserve a água na qual o funghi foi hidratado. Numa panela coloque uma colher (de sopa) cheia de manteiga e um fio de azeite para dourar a cebola picada, em seguida acrescente o funghi secchi para refogar com sal e pimenta do reino moída na hora, depois acrescente o arroz, um pouco mais de sal e mexa,  feito isso acrescente o vinho branco, mexendo até evaporar. Depois vá colocando a medida de uma concha do caldo escolhido fervido (legumes, carne, peixe ou galinha) aos poucos e sempre mexendo. Caso seja necessário mais líquido, acrescente um pouco da água da hidratação do funghi incorporando aos poucos e sempre mexendo o risoto. Antes do risoto secar totalmente, acrescente a outra colher de manteiga e o queijo parmesão, mexa e prove para corrigir o sal se necessário. Em seguida desligue e deixe o risoto descansar uns três minutos para ele absorver os líquidos e ficar cremoso. Sirva em seguida. Dica 1: Não lave o arroz, isso tira toda a cremosidade do grão. Dica 2: O risoto pode ser servido acompanhado de mignon grelhado servido com uma manteiga aromatizada.

Tempo: 40 minutos (mais o tempo de hidratação do funghi secchi)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Fácil

***

2 comentários:

  1. Olá Meg, estou tão feliz por você ter colocado a receitinha do risoto de funghi secchi aqui e citar o meu nome... Você nem imagina!!!! Agora só falta fazer né, domingo, sem falta, espero... hehehe Beijo e muito obrigada pela sua atenção de sempre!!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatris querida, como disse no FB gentileza gera gentileza... você é sempre tão carinhosa conosco que imagine, eu adoraria mesmo cozinhar contigo. Quem sabe faremos isso algum dia né? Grande beijo e depois me contem como ficou o risoto. ;-)

      Excluir

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...