quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Livro do cozinheiro bilbaino Fernando Canales.


Em viagem por Buenos Aires, Argentina, visitamos “El Ateneo” um teatro belíssimo convertido em livraria. Um verdadeiro templo para os amantes de livros, discos e afins. Como não poderia deixar de ser eu dei uma passada pela sessão de gastronomia e ganhei de presente do marido um livro de culinária do chef basco, nascido em Bilbao, Fernando Canales.

Em “Aprende a cocinar en un mes con Fernando Canales” lançado em 2011 pela Editora Everest (Espanha) o famoso cozinheiro espanhol de origem basca, Fernando Canales Etxanobe,  dono do luxuoso restaurante Etxanobe situado dentro do Palacio Euskalduna de Bilbao onde só se come com reserva, nos mostra com simplicidade como preparar 30 belíssimos menus completos em 60 receitas.


Canales está nessa profissão há mais de 25 anos e ainda se surpreende ao achar gratificante cozinhar todos os dias e o quanto se aprender com isso. Ele se impressiona com importância que é dada ao ato de cozinhar, sendo isso para ele algo tão simples. Em vez de trabalhar com as mãos e fazer uma corrente de movimentos, cozinhar é uma maneira de ver as coisas: produtos e frescor, cortes e proporção, tamanhos e dosagem. Antes de cada passo que você dá, há pouca reflexão e, portanto, uma decisão que afeta todo o desenvolvimento do prato e afeta o sabor e o prazer que ele gera. O cozinheiro está absolutamente convencido de que, depois de ler este livro, muitas pessoas vão se tornar grandes cozinheiros e darão a seus pratos um toque pessoal e valioso. Este livro nos ensinar a lidar com as tarefas diárias de forma positiva, como cozinhar, modo que encontramos para dar uma grande felicidade para aqueles ao nosso redor. As tarefas que realizamos a longo prazo muitas vezes confundem o nosso pensamento, porque eles são intangíveis, nossa mente está constantemente preocupada e com isso geramos ansiedade. Cozinhar é para os outros, mas é especialmente para nós mesmos. Quantas pessoas você conhece que cozinham no sábado ou domingo, porque é algo que os relaxa? Nós podemos obter o mesmo. Com este livro vamos aprender a cozinhar, mas acima de tudo saber desfrutar mais do alimento que preparamos para os outros.

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...