quinta-feira, 28 de julho de 2016

Cheesecake com calda de morango e farofa crocante.

(Cheesecake da Meg - Foto: Meg Mamede)


Hoje estou com preguiça de escrever então vou direto à minha receita de cheesecake, digo minha porque peguei uma receita e mudei algumas coisas. Primeiro, não fiz um cheesecake em uma forma grande (22cm com fundo removível) porque a receita sugeria que eu a fizesse um dia antes, quero dizer assasse o recheio e deixasse na geladeira de um dia para o outro, como não tinha tempo resolvi fazer em porções individuais assim assariam mais rápido e eu ganharia tempo de geladeira. Depois, como eu não tinha forminhas menores com fundo removível optei por assar em ramequins, quatro pequenos e dois grandes... mas a quantidade de massa renderia sem dúvida 8 ramequins pequenos (4x2x7,5cm).

Para farofa (base):

1/2 pacote de bolacha maisena ou 100g
50 g de castanha do Pará
50 g de castanha de cajú
50 g de nozes

Mudei a base, na verdade não assei com base... fiz uma farofa com bolacha maisena, nozes, castanha do Pará e castanha de caju trituradas, misturadas à manteiga sem sal e assadas por 10 minutos a 120º C espalhado no fundo de uma forma retangular antiaderente, para não ter que untar e deixar a farofa muito gordurosa. Dica: Não deixe passar muito tempo no forno, fique sempre de olho na cor e no cheiro da farofa para que ela não queimar, isso acontece num piscar de olhos. Dica: vai sobrar farofa, deixe na geladeira para ela não perder a crocância e pode utilizá-la para acompanhar iogurtes ou açaí (para quem gosta).

Para o recheio:

450 g de cream cheese tradicional em  temperatura ambiente (eu usei 3 potes de 150 g da Danúbio)
100 g de açúcar branco (refinado)
50 g de farinha de trigo peneirada
3 ovos em temperatura ambiente
40 ml de creme de leite fresco
Raspas de limão (q.b)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
8 ramequins pequenos (4x2x7,5cm)
Margarina para untar os ramequins (evita que o recheio grude e libera-os melhor a hora de desinformá-los)
1 forma retangular alta para banho Maria

Em uma batedeira bata o cream cheese até ficar bem aveludado, em seguida baixe a velocidade da batedeira junte o açúcar e a farinha, bata em velocidade média baixa até ficar bem homogêneo. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Raspe as laterais da tigela. Adicione o creme de leite , as raspas de limão, o extrato de baunilha e bata até incorporar tudo num creme liso e homogêneo. Despeje o recheio nos ramequins (já untados com margarina) de maneira uniforme e evite respingos, em seguida coloque-os no forno na prateleira do meio e na prateleira mais baixa coloque uma tigela de água morna, caso seu forno tenha esse formato. O meu é um forno elétrico de bancada e não tem essa opção de mais de uma grelha, optei então, por usar aquelas formas com uma grelha usada para assar carnes e frangos, para que a água do banho Maria não ficasse em contato direto com o fundo dos ramequins, a ideia da água é a de umidificar o forno evitando que o recheio resseque.

Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos a uma temperatura de 180º C e depois baixe a temperatura do forno para 120º C e continue a assar por cerca de mais 60 minutos ou até ficar firme. Dica: ele provavelmente vai crescer para acima da borda do ramequim e rachar um pouco, mas depois ele se assentará sozinho... se preferir na hora de montar você pode retirar as imperfeições cortando uma fina camada do seu cheesecake. Eu aproveitei tudo! Terminado, tire os ramequins e coloque-os em uma superfície fria para esfriar, eles vão baixar e depois cubras com um plástico de cozinha ou filme e leve-os para geladeira por pelo menos seis horas. Dica: retire os ramequins da geladeira pelo menos meia hora antes da montagem para que a consistência do recheio fique mais tenra e menos gelada.

Quanto a nossa calda, bem, como não encontrei framboesa ou mirtilo aqui perto de casa e estava com pressa, fiz uma calda com morangos.

Para calda (cobertura):

2 caixas de morangos lavados e secos (reserve 8 bonitos morangos para decoração)
2 colheres (sopa) rasas de açúcar branco
Suco de ½ limão Taiti
1 xícara de vinho tinto suave (se tiver Vinho do Porto fica melhor ainda)

Pique os morangos em pedaços pequenos e leve-os ao fogo com o açúcar e o vinho e deixe reduzir, mexa de vez em quando para não grudar ou queimar no fundo, o ideal é utilizar uma panela de fundo triplo em fogo baixo, assim a redução acontecerá lentamente e o morango derreterá sozinho, evitando que você tenha que levar a calda para o liquidificador ou usar a varinha do mixer caso ele fique muito pedaçudo. Quando estiver na metade da redução acrescente o suco de limão, mexa, deixe reduzir mais e prove para ver se está muito ácido ou muito doce, nesse momento ainda é possível corrigir com um pouco de água e mais tempo no fogo. Dica: o preparo da calda deve ser o primeiro, assim ela esfriará em tempo de ficar bem grossa e com os sabores assentados.


(Preparo do Cheesecake da Meg - Fotos: Meg Mamede)


Para montagem:

Desenforme os cheesecakes passando a ponta de uma faca nas laterais e dê pequenas batidinhas no fundo para soltá-lo, utilize um prato médio de sobremesa para colocar o recheio assado sobre uma cama de farofa, despeje um pouco de calda de morangos sobre o mesmo e finalize com um morango (com a base verde, lavado e seco) cortado em forma de flor. Dica: Sirva com um Moscatel bem geladinho.

Rendimento: 8 porções – 8 pessoas

Tempo de preparo:  1 hora e meia para todos os processos + o tempo de forno e geladeira do recheio.

Dificuldade: Fácil


*(q.b. = quanto baste)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...