segunda-feira, 25 de julho de 2016

Bolinhos de risoto, reaproveitando as sobras!

Noite dessas recebemos amigos em casa para um jantar e um dos pratos que preparei foi um risoto de pinhão com linguiça Blumenau, como geralmente faço porções maiores as sobras viraram bolinho dois dias depois, até porque, o risoto se não consumido na hora acaba virando um bloco só, quase incomível, perdendo a cremosidade e textura.

Na Itália eles têm uma iguaria muito consumida nas ruas, cafés e restaurantes que tem o risoto ou o arroz como base, se chama Arancini. O original leva carne picante como recheio, mas pode ser encontrado com outras variações em muitas partes do país, mas tradicionalmente é um produto siciliano.

Aproveitar os alimentos é uma coisa muito interessante do ponto de vista do desperdício e sobretudo por poder criar um novo sabor e textura à partir de um outro prato ou receita, neste caso o único cuidado que destaco é que a fritura deve ser feita por imersão (com os bolinhos mergulhados por inteiro no óleo) preferencialmente em uma panela com aquela cestinha de fritura que facilita a gordura escorrer mantendo-as mais sequinhas, com oléo novo e em temperatura de 180 a 200ºC, vale lembrar que com óleo frio o bolinho (ou qualquer outro produto) ficará encharcado e com temperaturas mais elevadas o bolinho pode explodir causando acidentes.


Gente, não tem segredo né, o risoto por si só já dá liga na hora de modelar mas acrescentei na sobra de cerca de 250g de risoto: 1(um) ovo; 1/2 xícara de farinha de rosca, umas pitadas de sal, um pouco de pimenta do reino moída na hora, lavei e piquei dois talos pequenos de salsão (aipo) em pedacinhos bem pequenos e misturei à massa, reservei um pouco de farinha de rosca para polvilhar as bolinhas e fritei-as em três etapas, et voilà... tivemos comida de boteco no almoço de domingo delicioso. Dica: sirva com molho de pimenta de sua preferência.


Rendimento: 4 pessoas

Tempo de preparo: 30 minutos (e o tempo do óleo ficar na temperatura ideal)

Dificuldade: Fácil


Veja outras receitas de risoto aqui no blogue:

Risoto de Carne Seca e Abobrinha

Risoto de Gorgonzola e Nozes

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...