quinta-feira, 30 de junho de 2016

"Roteiros do Sabor Brasileiro: Turismo Gastronômico" agora na nossa biblioteca.



Mimo que ganhei alguns dias atrás juntamente com outro livro sobre Vinhos, na verdade o tema da gastronomia ligada às viagens e etnias tem sido assunto nos últimos tempos devido a um projeto pessoal que estou desenvolvendo sobre a gastronomia no Paraná, mas sobre isso vocês saberão em outro momento. Quanto ao livro de Chico Junior lançado há uma década atrás, em 2005, com apoio do SEBRAE é bastante interessante porque traz a gastronomia brasileira regional e desperta na gente aquela vontade de largar tudo, colocar uma mochila nas costas e desbravar este Brasil continental provando as iguarias que cada rincão oferece, com suas histórias e memórias próprias.

"O jornalista Chico Junior quase abriu um restaurante. Quase montou um bufê. E quase tornou-se chef. Quase. Mas preferiu transferir os seus conhecimentos em gastronomia, ‘aprendidos com a mãe e desenvolvidos em leituras e cursos’, faz questão de dizer, para as páginas de um livro, no caso, ‘Roteiros do Sabor Brasileiro – Turismo Gastronômico’. Nas 320 páginas são apresentados 16 roteiros de viagem por todas as regiões do País. Em vez, ou melhor, muito mais do que recomendar paisagens ou pontos turísticos, o livro sugere visitas às zonas de produção e de comercialização de itens típicos de cada local, conta a história dos pratos além, é claro!, de recomendar restaurantes. ‘Estive pessoalmente em 80% dos lugares, durante dez meses de viagens’, diz Chico Junior, que deixou as visitas aos outros 20% para as colaboradoras Emily Sasson, do Rio de Janeiro, e Flávia Carrijo, de Brasília. Sobre Icapuí (CE), um dos destinos do roteiro Sabores da Costa Nordestina, Chico fala da porção de lagostas da Barraca do Carlinhos, mas comenta também sobre a preservação do crustáceo. ‘Algumas ONGs estão orientando os pescadores sobre o perigo da pesca fora de época’, diz Chico. ‘E há um projeto para transformar as casas de pescadores em hospedarias domiciliares.’ Do Amapá – citado no roteiro Sabores do Norte – ao Rio Grande do Sul, o livro passeia por 21 Estados e apresenta um painel completo dos costumes e dos ingredientes das inúmeras culinárias que compõem a chamada gastronomia brasileira. Apesar das muitas diferenças, dois fenômenos chamaram a atenção do autor nessa viagem. ‘A influência portuguesa está praticamente em todos os lugares’, ele diz. É marcante no Rio de Janeiro, mistura-se com a indígena no Norte – ‘o pato no tucupi é a síntese da cozinha brasileira’ – e com a negra no Nordeste. Chico também observa que o feijão é um ingrediente ubíquo. ‘A feijoada está menos presente no Sul, é verdade, mas surge de diversas formas: ora feita com o feijão carioquinha, ora! com o preto, ora com legumes.’ E fala do turu (o molusco que cresce nos manguezais da Ilha de Marajó), das bancas do Mercado Municipal de São Paulo, da leitoa pururuca de Tiradentes (...)". (Fonte: Fundação Brasil Cidadão)

Para quem não vê a comida como apenas uma necessidade básica e fisiológica, para quem curte o ato de cozinhar e vê nisso nossa cultura e memória o livro é um prato cheio. 

Livro: Roteiros do Sabor Brasileiro, Turismo Gastronômico.

Autor: Chico Junior

Editora: CJD Edições

Atenção senhores viajantes: este livro não é um guia de turismo gastronômico como a grande maioria dos guias que se encontram à venda. Este livro é um guia para quem quer saborear a riquíssima diversidade da comida regional brasileira e as infinitas possibilidades de prazer que as diferentes mesas podem proporcionar. É uma chave para se descobrir a história e a cultura de algumas regiões do país da forma mais agradável que existe: sentado à mesa e se deixando levar pelas sensações. Chico Júnior sabe viajar, sabe comer e sabe escrever. Por isto este livro é tão gostoso. Falando de comida, Chico fala da alma dos lugares através dos ingredientes e das circunstâncias do preparo dos pratos típicos. Uma viagem através dos gostos, dos cheiros e dos prazeres que o Brasil pode proporcionar. 


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...