segunda-feira, 30 de maio de 2016

Comida mexicana em casa.



Depois de um longo e tenebroso outono... iQue no! iEstoy de broma! Foi falta de tempo mesmo! Esses dias ando meio preguiçosa e sem inspiração, acabei deixando de postar por aqui... Na verdade ando na correria com alguns projetos de trabalho e por isso não tenho feito muita coisa na cozinha, tão pouco textos para meus blogues.

Mas... na semana passada fiz uma noite de tacos com guacamole e um delicioso chilli de feijão com carne aqui em casa, não fiz muitas fotos do preparo, mas não tem segredo... aliás, tem sim, para o chilli o feijão mais indicado é aquele feijão vermelho mais graúdo e não pode faltar pelo menos nossa pimenta dedo de moça, já que no México eles têm e fazem uso de uma infinidade de pimentas. Só um detalhe: não fiz a massa das tortillas de milho, mas não é difícil não, desta vez foi a preguiça que me pegou e comprei uma massa pronta que serviu bem, apenas aqueci na frigideira antes de servir. Acompanhou alface picada, milho cozido (ou assado) e queijo cremoso tipo cheddar (que particularmente não gosto) mas que nessa combinação cai muito bem.

Interessante que a comida mexicana ganhou os EUA entrando pelo Texas, que desenvolveu o que eles chamam de cozinha Tex-Mex, que utiliza muita carne bovina e suína, já que o Estado é um dos maiores produtores de carne do país, somado ao feijão e às pimentas oriundas do México, com isso o Chilli de feijão e carne é um prato muito comum na mesa do texano e em outras partes dos EUA.

Vamos lá então, a receita de guacamole já postei aqui no blogue, vamos ao chilli con carne. iArriba!


Ingredientes para o Chilli:

250 g de feijão vermelho graúdo
4 pimentas dedo de moça (ou Chilli no México e  Chilli Peper  nos EUA) bem picadas, eu retirei a sementes porque são elas que carregam o grau de picância.
3  tomates grandes e maduros bem picados (ou uma lata de tomate pelado de boa qualidade)
1 cebola picada (preferencialmente roxa que tem mais sabor, eu não tinha aqui em casa e usei a branca)
1 pimentão vermelho bem picado
300 g de carne bovina (eu usei coxão mole moído, mas a outra opção é cortar a carne escolhida em pequenas tiras)
3 colheres (de sopa) de óleo ou azeite
2 dentes de alho picados
1 colher (de chá) de páprica doce
1/2 colher (de café) de páprica picante (opcional)
1/2 colher (de chá) de cominho em pó
1/2 maço de coentro bem picado(que pode ser substituído pela salsinha para quem não curte coentro)
Pimenta do Reino moída na hora a gosto
2 folhas de louro
Sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o feijão normalmente sem sal e reserve. Numa frigideira ou caçarola grande aqueça o óleo para refogar a cebola e o alho, feito isso acrescente o pimentão picado e deixe murchar um pouco, em seguida coloque a carne, um pouco de sal, pimenta do reino moída na hora e deixe refogar e secar um pouco, feito isso acrescente o tomate bem picado para que ele solte água e vire um purê de tomate junto da carne, depois acrescente a pimenta dedo de moça, o cominho e a páprica, deixando a mistura refogar um pouco, ao final coloque o feijão com um pouco do caldo (não muito) o louro, um pouco de sal, mexa bem e deixe o chilli encorpar em fogo baixo. Feito isso prove o sal e corrija se necessário e por último acrescente o coentro bem picado mexa, desligue o fogo e deixe descansar por alguns antes de servir.


Sirva com: tortillas de milho, ou algum substituto existente no mercado, guacamole, alface cortada, milho (cozido ou assado), queijo tipo cheddar e um molho de pimenta Tabasco ou outra de sua preferência. Vai bem com uma cerveja gelada, tequila ou da bebida que mais gostar. Dicas: para os dias de frio a comida apimentada é uma ótima opção para aquecer o corpo, mas se você tem problemas com leguminosas, não exagere na comilança do feijão, ele é delicioso mas pode trazer alguns incômodos.

Tempo de preparo: 30 minutos para o chilli (já com  feijão previamente cozido) - caso vá preparar a guacamole e mais as tortillas de milho, entre: 1 hora e 1 hora e 15 minutos.

Rendimento: Serve 4 pessoas

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...