quinta-feira, 14 de abril de 2016

Nossa sessão vintage estreia com bolo fofo de coco e tangerina.

(Tangerinas no pé - Foto: Imagens Google)
As primeiras tangerinas, aqui no sul, chamadas de mimosas, já começam a aparecer nas feiras livres e mercados, contudo a safra é boa mesmo a no mês junho e para quem gosta a fruta pode render pratos deliciosos como a Tainha com farofa de ovas e molho de tangerina que degustei num evento de gastronomia aqui no Paraná ou mesmo as geleias caseiras para acompanhar preparos com carne pato ou na confeitaria.



Hoje aproveito para trazer uma receita vintage retirada da publicação “Cozinha Espetacular” oferecida ao consumidor no ano de 1980 pela Claybom Cremoso, livreto de receitas que ganhei da minha mãe. Na verdade não tive tempo de preparar a receita ainda, mas farei nos próximos dias.

O que me chamou a atenção foi a delicadeza de torrar o coco para fazer uma farinha a ser incorporada ma massa do bolo conferindo-lhe uma cor mais dourada, além disso, adoro sabores cítricos por isso optei por inaugurar a sessão com essa receita.

Vamos à receita do “bolo fofo de coco e tangerina”.


Ingredientes:

3 ovos
150 g de açúcar
60 g de Claybom Cremoso (margarina)
300g de coco ralado seco
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
Tangerinas maduras (*q.b.)
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara de chá de Vermute branco doce

Modo de preparo:

Coloque o coco ralado seco em uma assadeira e leve ao forno médio (150o) para tostar, revolvendo a cada 5 minutos, até obter uma farinha sequinha, mas não queimada. Reserve até que esfrie. Bata vigorosamente o açúcar com os ovos, até obter um creme espumoso e junte o Claybom Cremoso, sem parar de bater. Misture o coco com a farinha de trigo e o fermento e vá incorporando ao creme aos poucos, batendo suavemente. Vire a mistura em uma forma bem untada com Claybom Cremoso e polvilhada com farinha de rosca e leve ao forno pré- aquecido, a temperatura de 175o, por 35 a 40 minutos, testando com um palito para ver se ficou bem assado. Vire no prato de servir e fure toda a superfície com um garfo. Misture o açúcar com o Vermute e leve ao fogo médio para fazer uma calda em ponto de fio. Descasque as tangerinas, retire a pele e as sementes de cada gomo e arrume-os sobre o bolo como na foto, Regue com a calda quente e deixe esfriar para servir.


Tempo de preparo: 1 hora e 15 minutos

Rendimento: de 6 a 8 porções

Dificuldade: Fácil


(*q.b) quanto baste

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...