quinta-feira, 17 de março de 2016

Festa de São Patrício, uma festa cervejeira.

(Dublin Parade)

Nestes dias muito tem se ouvido falar sobre o Saint Patrick's Day, – originalmente: Lá ’le Pádraig ou  Lá Fhéile Pádraig ou simplesmente Paddy's Day na Irlanda, onde o dia tem seu maior peso – São Patrício  (385-461 dC) foi um missionário cristão, sagrado bispo para depois tornar-se um dos padroeiros da Irlanda.

E o que se comemora nesse dia? Como em todo e qualquer país que tenha tido ou tenha contato com a igreja católica de Roma ou não, festejar os Santos é uma prática comum. Para isso, vale a data do nascimento, da morte ou de algum feito importante do santo em questão. Melhor ainda quando a festa adota hábitos pagãos, no caso de Saint Patrick é dia de beber muita cerveja e destilados, de encher de gente os pubs irlandeses, escoceses, ingleses e todos os outros espalhados pelo mundo.

(Saint Patrick's Parade - EUA)

A grande festa irlandesa ganhou adeptos não só nos países de língua ou colonização inglesa, como: Canadá, Austrália, Estados Unidos e Nova Zelândia, tradição introduzida pela imigração irlandesa nesses lugares, ela já consta do calendário de festas de, por exemplo: nossos hermanos argentinos. No Brasil, algumas cidades também fazem festa e a mais agitada é a de Belo Horizonte, MG.

(Festa de Saint Patrick - Belo Horizonte)

Na Irlanda a data de 17 de março, dia da morte do Santo, é feriado nacional e o grande Festival de São Patrício leva muita gente para as ruas para ver os desfiles, dançar, beber e festejar o Saint Patrick´s Day, festa que podemos comparar guardadas as devidas proporções, ao Carnaval brasileiro ou a Oktoberfest alemã. 

Todo ano a festa acontece na Irlanda na segunda quinzena de março com desfiles, bandas de música, teatros de rua, espetáculos ao ar livre, danças, artes visuais e atividades para todas as idades. Além das cervejas: Guinness, Murphy’s e Beamish, conhecidas e consumidas em quase todo mundo, tem também, a culinária tradicional e moderna à base de batata, carnes e frutos do mar. Como acontecem todos os anos, irlandeses e turistas tomam as ruas das cidades durante os dias da festa.

Dublin se tinge de verde, a cor de São Patrício, que conforme conta a história é uma referência ao trevo de três folhas que o Santo utilizava para falar aos cristãos sobre a Santíssima Trindade.

(Cervejas Brasileiras)

Então... corre que ainda dá tempo de ir a algum pub ou bar perto de casa para curtir a festa, porque para Dublin já não dá tempo. Quanto à bebida da noite a dica para iniciantes e iniciados é: degustar muita cerveja e dar um conferida no livro  As 100 Melhores Cervejas Brasileiras – Uma Seleção Para Iniciantes e Iniciados” de Mauricio Beltramelli, lançado em 2014 pela editora Leya.


"Lá Fhéile Pádraig shona daoibh!”

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...