quinta-feira, 31 de março de 2016

Escondidinho de batata e carne moída, petisco bem brasileiro.

(Escondidinho de batata e carne moída - Foto: Meg Mamede)

As amigas pediram a receita do escondidinho que fiz outro dia, receita simples que deve ser preparada com carinho para que todos os sabores estejam presentes de maneira suave sem que um apareça mais que o outro. As variações são grandes, você pode usar batata como nesta receita, mandioquinha como noutra receita que já publiquei aqui, mandioca e batata doce também ficam deliciosos, o segredo é tratar com respeito todo e qualquer ingrediente por mais simples que ele seja.

(Escondidinho de mandioquinha e carne seca - Foto: Rogério Oliveira

Coincidentemente assistindo ao episódio do MasterChef Brasil desta semana me deparei com o ingrediente que eliminou boa parte dos que queriam estar na competição, a carne moída. Produto desprezado por alguns por conta da sua origem menos nobre, mas com o qual podemos fazer lindos e saborosos pratos. O segredo está em escolher uma carne de boa qualidade, bons temperos (de acordo com o prato que fará), usar de delicadeza na hora do preparo e montagem... daí não tem como errar. Podemos variar bastante com esse ingrediente, das deliciosas almôndegas do domingo, passando pela “carne de onça” petisco típico aqui de Curitiba, às kaftas e quibes assados ou crus e o queridinho dos brasileiros “escondidinho” que acredite segundo consta tem origem européia mais precisamente na culinária francesa, seria uma adaptação do prato Hachis parmentier. Bem, se sim se não, isso deixamos para os especialistas e apaixonados pela clássica cozinha francesa dizer.

Ah! Antes deixa eu dizer que  nesta 3ª. temporada de MasterChef Brasil estou torcendo para a delicada Luriana Toledo, @lurytoledo, que atualmente vive em Mogi das Cruzes/SP minha cidade natal. Boa sorte Lury!


Agora passamos para receita...

Ingredientes:

03 batatas grandes descascadas e cortadas em metades
50g de manteiga sem sal
2 colheres (de sopa) de leite
Sal (q.b)
200g de carne moída de boa qualidade (eu usei bovina, mas você pode usar suína ou um mix das duas)
2 colheres (de sopa) de azeite ou óleo de sua preferência
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
Pimenta do reino moída na hora (q.b)
4 colheres (de sopa) de queijo cremoso ou requeijão
100g de queijo parmesão  
4 ramequins  (300ml) ou uma cerâmica média

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas descascadas e cortadas com um pouco de sal e reserve. Enquanto isso refogue a cebola e o alho em azeite (ou óleo) em seguida acrescente a carne moída, o sal e a pimenta do reino e deixe refogar soltando bem a carne para não deixar pelotes desiguais de carne, prove e corrija o sal se necessário, desligue o fogo e reserve. Amasse as batatas, dissolva a manteiga no fogo ou microondas (10 segundos) e adicione à batata, junte as duas colheres de leite frio e misture bem, acrescente uma pitada de sal e em seguida bata com a varinha do mixer (processador) para que a mistura fique homogênea e lisa. Feito isso pegue os ramequins ou a cerâmica e monte o escondidinho em camadas, um pouco de purê, seguido de carne moída, aqui como usei quatro ramequins na sequência à carne coloquei uma colher de queijo cremoso em cada um, seguido de mais uma camada de purê de batatas, polvilhe parmesão em cima e leve ao forno para gratinar a 180c por 10 minutos. Finalizei com uma pimenta biquinho só pra dar um charme.


Tempo de preparo: 45 minutos

Rendimento: 2 pessoas

Dificuldade: Fácil



*(q.b) quanto baste


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...