segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Torta de limão, porque de doce já basta a vida.

(Torta de limão com cobertura de merengue - Foto: Rogério Oliveira)

Pode parecer exagero, mas a vida é tão doce que precisamos de uma torta de limão de vez em quando. Dia desses fiz uma torta dessas com cobertura de merengue, ficou deliciosa e muito equilibrada por conta da acidez do limão Taiti. É muito fácil e rápido fazer essa torta, a receita leva poucos ingredientes, mas, para um resultado bonito você terá que ter uma forma com fundo removível de 22cm e um maçarico de cozinha para queimar as pontas do merengue.

Agora, se mesmo fazendo sobremesas e doces sua vida continuar sem doçura, dá uma chacoalhada porque às vezes o açúcar pode estar lá no fundo.


Ingredientes:

Massa
200 g de bolacha Maizena
60 g de margarina ou manteiga

Recheio
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (com soro)
1 limão Taiti

Cobertura
3 claras 
1 xícara (de chá) de água
2 xícaras (de chá) de açúcar
Raspas de limão

1 forma de fundo removível de 22cm
1 manga e bico para confeitar

(Torta de limão com cobertura de merengue - Foto: Rogério Oliveira)


Modo de preparo:

Triture a bolacha com um mixer ou liquidificador e despeje em recipiente onde você possa acrescentar a margarina e ir revirando com a ponta dos dedos até ficar com a aparência de farofa, transfira essa mistura para a forma de fundo removível e cubra o fundo e parte da lateral da forma, preferencialmente de maneira homogênea, mantendo a mesma altura em toda volta da forma (não precisa subir até o final da forma caso ela seja um modelo mais alto), leve para assar por cerca de 10 minutos em fogo pré-aquecido a 180º, retire do forno e deixe esfriar.  Em seguida coloque o leite condensado, o creme de leite e o caldo de um limão Taiti para bater até que vire um creme espesso e homogêneo, quanto mais bater mais ele ficará encorpado, em seguida deixe por uns 10 minutos da geladeira para ficar com uma consistência aerada. Feito isso e com a base da torta já assada e fria cubra-a com o creme de limão, espalhando-o de maneira uniforme por toda forma e coloque para gelar. Para o merengue: bata as claras em neve e deixe-as na batedeira mesmo, em seguida, em uma panela coloque a água e o açúcar e mexa em fogo alto até o ponto de calda clara. Raspe o limão sobre as claras em neve, acrescente a calda ainda quente e bata em potência máxima por 15 minutos ou até que a mistura atinja o ponto de merengue. Leve à geladeira para gelar coberto com filme plástico. Utilize uma manga com o bico de sua preferência para decorar com merengue ou utilize uma colher e espátula para espalhá-lo de maneira aleatória como eu fiz, o resultado ficará mais rústico. Leve para gelar um pouco, retire e use o maçarico de cozinha para queimar as pontas elevadas do merengue, retorne à geladeira ou ao freezer por uns 15 minutos antes de servir. 


Tempo de preparo: 1 hora (mais o tempo de geladeira)

Rendimemto: 10 pedaços

Difcudade: Fácil



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...