sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Tilápia grelhada com purê e castanhas do Pará.

(Tilápia grelhada com purê e crocante de castanhas - Foto: Rogério Oliveira)

Ontem eu e meu marido completamos cinco anos juntos e eu não poderia deixar de fazer um jantarzinho para comemorarmos o que começou com uma pizza e uma garrafa de vinho. Na verdade tudo muito simples com que eu tinha em casa, resolvi fazer uma caponata (à moda siciliana), seguido de filé de tilápia grelhado, servido em uma cama de purê de batata com gorgonzola e coberto por castanhas do Pará na manteiga com um toque de mel. Pense num prato equilibrado e leve onde você consegue sentir dos os sabores. Pensou? Então este prato ficou uma delícia e foi muito elogiado pelo meu amor.

Ah! Eu fiz também um bolo que ele gosta muito, já que eu tinha todos os ingredientes e a receita é minha. O bolo de tapioca com coco e queijo parmesão, acompanhado de uma redução de rapadura e cachaça e crocante de castanha do Pará é mais indicado para acompanhar um café da tarde, e é o que vou comer logo mais tomando um café fresquinho feito em coador de pano.

Vamos a receita da tilápia, a caponata eu publico depois.

Ingredientes:

2 filés de tilápia grandes e preferencialmente frescos (*)
Sal moído na hora a gosto (*q.b)
Pimenta preta e rosa moídas na hora (*q.b)
4 batatas médias
50 g de queijo gorgonzola
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de leite
50g de castanhas do Pará picadas
60g de manteiga (com sal)
Azeite
2 colheres (café) de mel

Modo de preparo:

Descasque e corte as batatas em pedaços médios e coloque para cozinhar em uma panela com água e pouco sal, quando elas estiverem no ponto para amassar, desligue, escorra a água e amasse-as, em seguida na mesma panela acrescente a manteiga com as batatas ainda quentes, misture bem e reserve, numa frigideira pequena (dessas de fritar um ovo) coloque o gorgonzola cortado em pequenos pedaços e quando começar a derreter acrescente o leite mexendo até formar um creme e todo queijo ter derretido, em seguida vire diretamente sobre o purê e misture bem, prove e corrija o sal, se necessário (vale lembrar que o queijo já é salgado, então não carregue na mão), caso fique pedacinhos de batata use a varinha do mixer para deixar o purê com uma textura bem lisa e homogênea. Tempere os filés de Tilápia somente com sal e pimenta do reino moída, dos dois lados, minutos antes do preparo, assim você evita que eles desidratem (não use limão pois ele cozinha o peixe antes da hora, ele é bom no se você vai fazer ceviche). Coloque uma frigideira boa, de preferência com fundo mais grosso que retem o calor, deixe esquentar bem e coloque um fio de azeite para untar o fundo, quando estiver bem quente coloque os filés de peixe, evite mexer para que não quebrem, vire-os de preferência uma única vez quando já tenham criado uma crosta em cada lado. Enquanto faz o peixe, coloque outra frigideira no fogo derreta as 60g de manteiga com um fio de azeite, em seguida coloque a castanha do Pará picada e o mel, misture e deixe dar uma dourada. Montagem: num prato raso e grande distribua o purê em formato de círculo, sobre ele coloque o filé de Tilápia e por cima uma fileira de castanhas do Pará, sirva em seguida.


Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 02 pessoas

Dificuldade: Fácil


* caso use filé de peixe congelado, deixe-o descongelar na geladeira e antes do preparo escorra a água e seque bem os filés com um pano limpo.

(*q.b) = quante baste


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...