domingo, 11 de outubro de 2015

Receita de bolo de tapioca, bem brasileira.

(Bolo de tapioca com coco e queijo, servido com redução de cachaça e rapadura e crocante de castanha do Pará
Foto: Meg Mamede)

Quem não gosta de um bolo caseiro para acompanhar o café da tarde? Nada melhor que uma receita bem brasileira, com ingredientes que nos remetem ao nordeste, sudeste e norte. Isso mesmo a receita de hoje une ingredientes muito comuns nessas regiões, da tapioca e coco, muito usados na Bahia e em outras partes do nordeste, passando pela rapadura produzida em muitas partes do Brasil (eu usei uma aqui do Paraná) até chegar à cachaça, produto comum no sudeste (com muitas marcas conhecidas produzidas no interior de SP e MG, usei uma cachaça mineira “Boazinha”) e às castanhas, hoje usei a castanha do Pará, mas a de cajú também é uma ótima opção.

Então, vamos a nossa receita de bolo de tapioca com coco e queijo, servido com redução de rapadura e cachaça e crocante de castanha do Pará.

Ingredientes:

Massa do bolo
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de tapioca granulada
1 ½ xícaras de chá de açúcar
2 ovos (gemas e claras separadas)
100ml de leite integral
200ml de leite de coco
100g de margarina (sem sal) derretida
50g de coco ralado
50g de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento

Calda e crocante para acompanhar
½ dose de cachaça da boa
60 g de rapadura
1 colher (de chá) de água  
50 g de castanha do Pará picada

(Fotos: Meg Mamede e Rogério Oliveira)

Modo de Preparo:

Misture a tapioca, o coco, o leite de coco e deixe reservado. Bata as claras em neve e reserve, bata as gemas com o açúcar até formar um creme claro e fofo, em seguida coloque a farinha de trigo, o queijo parmesão, a mistura da tapioca feita anteriormente e mexa, depois coloque a margarina derretida (já fria ou morna) acrescente o leite e misture até ficar uma mistura homogênea, em seguida incorpore as claras em neve manualmente e lentamente para que a massa não perca o ar, por último acrescente o fermento (é normal que a massa fique mais líquida). Disponha a massa numa assadeira com furo no meio previamente untada e polvilhada com trigo e leve ao forno pré aquecido a 180º por 40 minutos, esse tempo irá variar de forno para forno, em caso de dúvida faça o teste do palito. Retire do forno e desenforme ainda morno ou frio.

Para a calda: em uma frigideira pequena junte a rapadura cortada em pedaços pequenos com a cachaça e mexa para dissolver, acrescente uma colher de chá de água e deixe reduzir, depois desligue o fogo e deixe esfriar. Enquanto isso leve as castanhas do Pará (ou de caju) picadas ou cortadas com faca para tostar um pouco, em fogo baixo vá mexendo para que a castanha não queime. Para servir é só cortar os pedaços, acrescentar a calda e os pedacinhos de castanhas (como na foto). Dica: fica uma delícia para servir com café ou chá de sua preferência.

(Foto: Rogério Oliveira)


Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: de 8 a 10 pedaços

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...