quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Comida para festejar o dia dos mortos.

(Altar com oferendas para "Día de los muertos" - Foto extraída de 2shopper)


Enquanto para nós o dia de finados é um dia triste, de peregrinação aos cemitérios carregados de flores, cheiro de velas queimando e muito choro, em muitos dos países Latino Americanos como, por exemplo, o México, a data é festiva e de muita celebração.

Já falei sobre isso em outro blog em texto intitulado “Medo da Morte”, mas aqui o assunto é comida, algo oferecido de funerais nos EUA à altares das religiões de origem asiáticas, etc.. Mas, por que no México o alimento ganha ares de protagonista nesses dias que precedem o dia 02 de novembro? 

É que a comida faz parte de uma grande tradição mexicana, que desde 25 de outubro até o dia 02 de novembro, celebra todos os parentes e amigos falecidos, àqueles aos quais as pessoas dão as “boas vindas a casa” com seus pratos favoritos.

Segundo a chef de cozinha mexicana radicada nos EUA, Barbara Sibley, proprietária do restaurante La Palapa: Cocina Mexicana situada em Manhattan, NYC, grande pesquisadora da culinária mexicana e estudiosa da antropologia, a comida oferecida aos já falecidos tem que ser algo que eles gostavam “se trata de celebrar a morte uma vez que esta é parte da vida e é importante que seja uma celebração alegre para que esses dias quando venham os espíritos, eles vejam suas famílias e amigos felizes, assim não ficam na terra, nem no purgatório, mas regressam ao céu”. 

Claro que esse pensamento tem origem em uma vertente cristã, especialmente do catolicismo, mas que também traz consigo alguma influência de rituais ancestrais indígenas, já que a miscigenação dos povos da América Latina está carregada de um sincretismo muito comum em países colonizados por espanhóis e portugueses.


(Altar com oferendas para "Día de los muertos" - Foto extraída de 2shopper)

As famílias mexicanas distribuem então as oferendas pelo altar ao longo desses dias e no dia 02 de novembro levam as comidas preferidas de seus mortos ao cemitério como parte de uma grande festa. Elas supõem que os mortos se alimentam do aroma e espírito da comida, contudo, esses alimentos ou pratos não ficam nos túmulos, eles são comidos pela família.

(Na foto el pozole e el pan de muerto  - Foto extraída de Chum FM)

Além das receitas de família, há alguns alimentos que são tradicionais nessa data, como:  o “pão do morto” (pan de muerto) um dos mais preparados, um tipo de pão doce assado de várias formas, circulares, ou em formato de ossos ou crânios de caveiras, sempre polvilhados com açúcar. Os mexicanos costumam fazer também los tamales de maíz, algo como nossa pamonha de milho (com recheios diversos) e o pozole, um tradicional prato da culinária do México originado na era pré-colombiana, que consiste numa sopa ou guisado feito de milho da variedade cacahuacintle (em um processo de cozimento e maceração do milho maduro em solução alcalina de cal) com carne de porco ou galinha.

Mas não é só isso, os mortos também têm sede e a água não pode faltar, bem como a tequila, o mezcal (ou mescal, uma bebida alcoólica destilada, produzida a partir do sumo fermentado do agave. O mezcal diferencia-se da tequila por ser uma bebida mais "rústica", sendo em geral destilada apenas uma vez, contra duas ou três da tequila), além disso, é oferecido o café para que os mortos aguentem a noite toda e outras bebidas que por ventura sejam do gosto dos falecidos.

Apesar de parecer estranha para nós brasileiros, a cultura mexicana e sua tradicional Fiesta de los muertos é uma celebração cheia de significados e beleza e a comida tem papel importante, servindo de conexão entre vivos e mortos a partir do gosto que compartilham por este ou aquele alimento.

Confesso que pessoalmente acho muito mais interessante comer a chorar, por isso farei uma celebração nesse dia 02, preparando algum prato que o Sr. Mamede, meu saudoso pai, gostava e brindarei com uma cachaça das boas.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...