domingo, 4 de outubro de 2015

Camarões à moda thai para comemorar novas amizades!

(Camarão à moda thai servido com patacones de banana da terra verde - Foto: Meg Mamede)


Como é bom fazer novos amigos e poder cozinhar e comer em companhia deles. Fiquei bastante feliz por ter encontrado a doce Diva em um evento de gastronomia do qual participei, na mesma semana estávamos na casa dela dividindo histórias e dicas de cozinha. Estiveram conosco também a Eliana, cuja ajuda foi fundamental, afinal com alguém nos auxiliando na cozinha fica tudo mais fácil e divertido. A surpresa ficou por conta do Jonas, mestre confeiteiro e cervejeiro que nos presenteou com uma torta banoffee deliciosa e uma mostra da cerveja caseira com um que adocicado e um aroma que até eu que não tomo cerveja, provei e aprovei.

Foi uma noite muito agradável e com um cardápio especial, preparamos camarões de duas maneiras, empanados e à moda thai com base em uma receita que vimos o preparo durante Mesa ao Vivo Paraná 2015, originalmente elaborada com siri substituido por camarão, já que a Diva tinha comprado camarões frescos no litoral naquela manhã.

(Camarão empanado - Foto: Meg Mamede)


As sobremesas foram um escândalo, torta alemã preparada pela Diva e o banoffee preparado do Jonas, tudo ali na nossa frente. Cozinhei tomando um prosecco geladinho oferecido por nossa anfitriã, a conversa rolou animada e alegre ao longo de toda noite.

Vamos à receita do nosso camarão à moda thai servido com patacones de banana da terra verde, inspirado em prato do chef Marcelo Amaral do restaurante Lagundri aqui de Curitiba. Vale lembrar que nossa receita teve o siri substituído por camarão e por se tratar de camarões graúdos optamos por não cortá-los, preparando-os inteiros.

Ingredientes:

Para pasta (curry de especiarias)
15g de alho
15 g de gengibre
15 g de raízes de coentro
½ cebola roxa
1 pimenta dedo de moça grande (sem semente)
15 g de pimenta do reino (em grãos)
15 g de cominho (em grãos)
15 g de semente de coentro
10 g de zestes (raspas) de limão
15 g de zestes (raspas) de mexerica
6 folhas de merexica
2 colheres de óleo (de sua preferência)
1 pilão de pedra de boca larga (ou triturador ou varinha do mixer)
Para o camarão (ou siri)
1 maço de coentro bem picado ou moído
200 ml de caldo de peixe (caseiro de preferência)
600 g de camarões limpos
Leite de coco
1 colher de óleo
Sal (q.b)
Para os patacones
4 bananas da terra grandes e verdes cortadas em pedaços de 3cm com casca
1 litro de óleo (para fritura dos patacones por imersão)
1 prato transparente (para amassar os patacones depois da 1ª fritada)

(Etapas do preparo do camarão à moda thai - Fotos: Meg Mamede)


Modo de preparo:

Triturar todos os ingredientes do curry no pilão de pedra (morteiro) ou com um triturador ou varinha do mixer (você pode moer bem se quiser uma pasta com textura mais homogênea ou triturar grosseiramente para obter uma pasta mais rústica). Feito isso leve uma frigideira grande ao fogo para aquecer e acrescente umas colheres de leite de coco (ou se preferir óleo) em seguida coloque a pasta (curry) e deixe reforgar um pouco, depois acrescente o caldo de peixe, acrescente os camarões, umas pitadas de sal e deixe refogar por uns minutos, para finalizar acrescente o coentro moído. Dica: os camarões que usamos estavam muito bonitos e graúdos por isso optamos por não cortá-los, mas se forem pequenos cortes-os miúdos para ficar uma massa mais unida, no caso de ficar muito líquido devido ao caldo de peixe e leite de coco, acrescente um pouco de amido de milho dissolvido em uma colher de leite de coco ou água ou use farinha de rosca para engrossar um pouco a pasta. Para os patacones, use uma frigideira ou panela alta, coleque bastante óleo e deixe esquentar bem, coloque os pedaços de banana com casca cortadas em rodelas de 3 cm de comprimento para fritar em imersão, quando começarem a dourar retire-as do fogo e em seguida pegue uma a uma e esmague com o fundo prato transparente de modo que veja a circunferência sendo formado sem rachar a banana, em seguida leve-as de volta para fritar até que fiquem douradas e crocantes, tires-as e coloque-as sob um papel toalha para escorrer o excesso de óleo.

Em seguida monte os pratos com a pasta (curry), os camarões (ou siri) e os patacones de banana da terra verde e sirva em seguida, seus convidados irão adorar a combinação de sabores.


Tempo de preparo: 1h30 hora

Rendimento: até 6 pessoas

Dificuldade: Média

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...