terça-feira, 29 de setembro de 2015

Flan de maracujá, para acalmar e adoçar nosso dia a dia.

(Flan de maracujá - Foto: Meg Mamede)

Muito se fala dessa fruta e seus poderes calmantes. O que chamamos de maracujá aqui, em outros paises é conhecido por fruta da paixão (inglês: passion fruit, francês: fruit de la passion e em espanhol: fruta de la pasión) mas não se deixe enganar, não se trata da paixão romântica ou do sofrimento por amor, refere-se à Paixão de Cristo e seu sofrimento no calvário, uma simbologia criada por religiosos europeus que aportaram no Novo Mundo, mais precisamente na América do Sul e entre tantas coisas com as quais se encantaram está a bela flor do maracujá com seus estigmas e sua coloração roxa.

A palavra maracujá que utilizamos vem do tupi mara kuya, "fruto que se serve" ou "alimento na cuia" e é um fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora (essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloraceae. O nome da árvore é também conhecido como Maracujazeiro: é espontâneo nas zonas tropicais e subtropicais da América. (fonte: Wikipédia).

Gente, confesso que já fui muito "nervosinha" palavra que hoje foi substiuída por estressada. Lembro que uma vez estava tão nervosa que virei um vidro, daquele remédio à base de maracujá que todos conhecemos pela propaganda na televisão, num copo e tomei de uma só vez (*por favor não façam isso) estou contando porque foi até engraçado, em mim ele surtiu efeito contrário me deixando mais pilhada ainda.

Bem, mas não vim aqui para ficar contando anedotas, né? Vim para postar a receita do flan de maracujá que fizemos numa das aulas de cozinha e que fez o maior sucesso no facebook, a receita é muito fácil e rápida.

Vamos à receita...

Ingredientes:

02 latas de leite condensado 
250 ml de suco de maracujá concentrado
500 g de iogurte natural
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor (hidratada)
1 forma de alumínio ou silicone próprias para flans (aquelas com formato de flores)
70 ml de água
Calda
Polpa e sementes de 2 maracujás
240 ml de água
80 g de açúcar

Modo de preparo:

Comece pelo preparo da calda, assim ela já estará fria quando terminar de bater o flan. Leve ao fogo médio os ingredientes da calda e deixe até reduzir e se tornar uma calda mais espessa (grossa), reserve. Em seguida bata o leite condensado com o suco de maracujá e o iogurte para formar um creme homogêneo, depois dissolva a gelatina já hidratada na água (70 ml) e acrescente à mistura batendo novamente até incorporar. Feito isso coloque a calda (preferencialmente fria) no fundo da forma e flan e depois coloque o creme de maracujá. Leve para gelar na geladeira por umas 5 ou 6 horas antes de desenformar ou não havendo tempo coloque no freezer por uns 40 minutos. 

Dica: em forma de alumínio e antes de desenformar passe as mãos por toda a extensão da forma a fim de que o calor das mãos ajude a liberar o flan por inteiro na hora de virá-lo num prato, evitando rachaduras. Faça isso sem pressa.


Tempo de preparo: 30 minutos (mais o tempo de geladeira ou freezer)

Rendimento: até 10 pedaços

Dificuldade: Fácil


*se você gosta de sobremesas refrescantes veja também nossa receita de mousse de limão siciliano.


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...