quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Preparando apfelstrudel, recordando lugares e sabores.

(Strudel de maçã - Foto: Meg Mamede)

Quem lê minhas postagens sabe que eu viajo literalmente, costuro aqui e acolá... além das receitas sempre tem um pouquinho de história e memórias.

Nesta semana, tivemos aula de cozinha alemã e preparamos kartoffelsalat ou salada de batatas, kasseler ou carré suíno com cebola, chucrute, salsicha e batatas, Königsberger Klopse ou almôndega de carne com raiz forte e um delicioso e divertido apfelstrudel, conhecido por aqui como strudel de maçã. Eu e mais duas colegas de curso ficamos responsável pelo strudel, como eu adoro sovar massa me diverti preparando essa popular receita alemã.

Há alguns dias estivemos em Monte Verde (distrito de Camanducaia, MG) região fundada por um casal leto e por alemães, suíços e italianos que foram chegando depois, lugar onde a gastronomia desses povos é marcante e se funde com a boa culinária mineira, produção de queijos e doçaria (herança lusa). Lá provamos um strudel delicioso servido com sorvete artesanal de nata, impecável. Outro strudel muito bom que recomendo é o da Adega do Pimenta no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro, RJ, sabor que experimentei em uma viagem à cidade maravilhosa há alguns anos.

Mas o que temos para hoje é a receita de strudel que preparamos com muito carinho e diversão durante a aula do chef Tiago Kieckbusch. Para uma primeira vez até que ficou muito bom, só faltou um sorvete de nata ou chantilly para acompanhar.

Então, vamos à receita.

Ingredientes:

Massa
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 ovo
125 ml de água morna
1 colher (chá) de azeite de oliva ou óleo
½ colher (chá) de sal

Recheio
5 maçãs
½ xícara de açúcar cristal
Canela em pó a gosto
100 g de uva passa sem semente
100 g nozes ou castanha do Pará triturada
¾ de xícara de farinha de rosca
Açúcar de confeiteiro e canela para decorar

(Etapas do preparo do strudel de maçã - Fotos: acervo pessoal Meg Mamede)


Modo de preparo:

Misture o ovo, o azeite, o sal e uma parte da água e acrescente aos poucos o trigo peneirado. Misture tudo com as mãos e sove até obter uma massa lisa e homogênea. Boleie a massa e cubra coloque num saco plástico de cozinha ou filme plástico para descansar por no mínimo uma hora. Em seguida prepare o recheio, descasque as maçãs e corte-as em cubos na hora do preparo para não ficarem escuras (se preferir adicione um pouco de suco de limão aos pedaços para que não oxidem), coloque as nozes trituradas, as uvas passas, o açúcar e a canela em pó a seu gosto e por fim um pouco da farinha de rosca para umedecer o recheio, misture tudo e reserve.

Forre a mesa ou bancada com uma toalha ou se preferir use aquelas toalhas Perfex (vendidas em rolo, assim você poderá cortar no comprimento que precisar), polvilhe farinha de trigo sobre a toalha, em seguida abra a massa com as mãos sem usar as pontas dos dedos, com as costas das mãos vá deslizando a massa com delicadeza, esticando-a de dentro para fora até que ela fique bem fina ao ponto de poder ver o outro lado (é essa etapa que dá à massa a aparência de massa folhada). Feito isso coloque todo o recheio em uma das pontas da massa aberta e enrole o strudel como se fosse um rocambole utilizando a toalha como apoio. Se quiser que a superfície fique mais dourada pincele um pouco de ovo batido sobre o strudel. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por até 30 minutos. Polvilhe açúcar de confeiteiro e um pouco de canela sobre o strudel depois de cortado.

Dicas: Sirva morno com uma bola de sorvete de nata, baunilha ou creme ou se preferir bata um chantilly e sirva bem geladinho. Para saber mais sobre harmonização de sobremesas indico o livro “Sobremesas e Vinhos” de Olivier Poussier da Editora Senac-SP.


Tempo de preparo: 2 horas (inclui o tempo de descanso da massa)

Rendimento: até 10 pedaços

Dificuldade: Média (devido ao cuidado com abertura da massa)


*** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...