domingo, 23 de agosto de 2015

Mjadra com tiras de carne condimentada.

(Mjadra com tiras de carne bovina condimentada - Foto: Meg Mamede)

Mjadra ou mijadra vem do árabe mujadarah que significa "esburacado", isto é: a aparência das lentilhas entre o arroz se assemelham a buracos. A primeira receita registrada de mjadra aparece no Kitab al-Tabikh, um livro de receitas compilado em 1226 por al-Baghdadi, no Iraque descrevia a receita como sendo arroz, lentilhas e carne, sendo servido desta forma durante celebrações. A receita sem carne era um prato árabe medieval comumente consumidos pelos pobres, a fama de ser um derivado do "prato de lentilhas" que Jacó usou para comprar direito de primogenitura de Esaú. Por causa de sua importância na dieta, um ditado no mundo árabe oriental é: "Um homem com fome estaria disposto a vender sua alma por um prato de mjadra". (Fonte: Wikipédia)

O nome pode até nos soar estranho, mas o prato é uma delícia e bem simples de fazer. O segredo está no uso das especiarias, em especial: cominho e outras ervas aromáticas muito empregadas no oriente médio. Eu usei os ingredientes e temperos que tinha em casa e pode diferir um pouco de outras receitas publicadas na internet, mas o detalhe está em combinar sem exagero esse temperos porque todos têm personalidade e podem sobrepor-se uns aos outros de maneira nada agradável. A dica é: sempre experimente o que está preparando a cada adição de um ingrediente, em especial as ervas aromáticas que não sejam frescas,  refiro-me à grande maioria grãos inteiros, triturados ou misturados de origem árabe que chegaram até nós através da Companhia das Índias no período das grandes navegações. Bem... chega de história e vamos à minha receita.


Ingredientes:

1 xícara de arroz
½ xícara de lentilhas
2 dentes de alho
2 cebolas grandes cortadas em aros finos
100 g de castanhas do Pará (ou outro tipo de castanha)
1 colher de óleo de soja
Sal a gosto
1 colher de manteiga
2 bifes grandes de alcatra ou coxão mole cortados em tiras não muito finas (500g)
1 pedaço de gengibre
Pimenta do Reino e Rosa moídas na hora (ou pimenta Síria)
Noz moscada
Sumac (*q.b.)
Zatar (*q.b.) (uma mistura de vários condimentos, entre eles o cominho)
Canela em pó
6 cravos da índia
1 folha de louro
1 colher (chá) de açúcar mascavo (opcional)

(Alguns ingredientes usados no preparo do prato - Foto: Meg Mamede)


Modo de preparar:

Lave a lentilha e deixe de molho por uns 20 minutos antes de preparar o arroz, feito isso prepare o arroz como faz normalmente apenas com alho (a cebola será misturada depois), sal, um pitada de canela e três cravos da índia, acrescente a lentilha e deixe secar, as lentilhas devem ficar mais durinhas para não desfazer na hora de misturá-las à cebola e castanhas. Enquanto isso descasque o gengibre e pique-o bem miúdo, em seguida misture o gengibre à carne cortada em tiras, o louro, um pouco de noz moscada, os cravos restantes, umas pitadas de canela em pó, pimenta do reino e rosa moídas na hora, umas pitadas de zatar e sumac, ao final acrescente um pouco de sal misture bem e reserve. Triture grosseiramente as castanhas batendo-as com um martelo de carne e leve-as ao fogo com a manteiga para dar uma leve tostada. Numa frigideira (saltese) acrescente umas gotinhas de óleo e coloque as cebolas para caramelizar em fogo baixo, se preferir acrescente o açúcar mascavo para acelerar o processo e por fim uma pitada de sal. Feito isso misture o arroz pronto com as cebolas caramelizadas e as castanhas reservando um pouco para finalizar o prato, adicione umas pitadas de sumac e de zatar (ou se preferir cominho).  Numa frigideira alta em fogo forte prepare a carne até que ela seque a água que liberou e fique dourada e macia. Para servir empratado utilize um aro ou algum recipiente de formato redondo para que o arroz fique em círculo, coloque em cima a um pouco das cebola e das castanhas para decorar, sirva com a carne em tiras e salada de sua preferência (na foto: acompanha salada de pepino e tomate e cubos).


Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 4 pessoas

Dificuldade: Fácil 


*q.b: quante baste



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...