quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Livro reúne conceitos de qualidade no consumo do vinho.

Míriam Aguiar recorre à literatura da sociologia de consumo para iluminar as trajetórias do vinho em diferentes culturas e contextos sociais.



Cada vez mais os conceitos de qualidade têm definido os padrões de consumo e as estratégias de concorrência do vinho. Conhecer esses elementos é fundamental para quem trabalha ou pretende trabalhar diretamente com o vinho, mas também uma demanda crescente por parte dos apreciadores da bebida.

No livro A qualidade no consumo do vinho, Míriam Aguiar reúne, de maneira clara, concisa e instigante, informações variadas, que compõem um vasto painel sobre temas relacionados ao vinho, abrangendo aspectos de sua história, dos sistemas de avaliação que o classificam e das modernas tecnologias desenvolvidas para criar produtos que satisfaçam o gosto dos consumidores, com destaque para as menções de harmonização com a culinária brasileira.

Na obra da Editora Senac São Paulo, a autora registrou os resultados de um projeto de enogastronomia, baseado na experiência de degustação de vinhos e iguarias realizada em três cidades brasileiras que, de modo pioneiro, estabeleceu a harmonização entre vinhos e alguns pratos típicos da cozinha nacional. O livro traz ainda um panorama da evolução da produção e do consumo de vinhos no Brasil.

Míriam Aguiar recorre à rica literatura da sociologia de consumo para iluminar as trajetórias do vinho em diferentes culturas e contextos sociais, explorando tradição, distinção e inovação que caracterizam a história do vinho. O conteúdo, a profundidade da abordagem e o estilo elegante são elementos-chave que definem a qualidade da obra.

“A qualidade é um aspecto que ronda a essência do vinho ao longo de sua história e, sendo inesgotável, contraditória, mutante e itinerante, ela exerce no consumidor de vinhos um fascínio pela descoberta daquilo que a bebida pode lhe revelar. A busca pela qualidade não é privilégio do produtor, mas também um constante alvo do consumidor, para qualificar a sua experiência”, resumiu a autora.

Sobre a autora:

Míriam Aguiar dedicou suas pesquisas de doutorado (USP) e pós-doutorado (UFRRJ/UMR Innovation, Montpellier, França) a estudos sobre o mercado de vinhos. Tem dois livros e artigos publicados sobre temas relacionados a vinho, consumo e comunicação. Atua como professora em cursos de graduação e pós-graduação em gastronomia, comunicação e mercados de qualidade, como palestrante em eventos temáticos e como colaboradora da imprensa especializada. É autora do blog Os Vinhos que a Gente Bebe e presta consultoria para o mercado de vinhos.

Serviço

A qualidade no consumo do vinho
Autora: Míriam Aguiar
Preço: R$ 59,90
Número de páginas: 240



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...