segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Filé de frango com Cointreau e molho bechamel.

(Filé de frango marinado no Cointreau, com brócolis e molho Bechamel - Foto: Meg Mamede)

Sabe quando você abre a geladeira e resolve fazer algo com o que tem nela? Pois bem, isso é algo que sempre faço aqui em casa, às vezes preciso comprar um outro ingrediente, mas geralmente uso o que tenho na despensa e geladeira  e acabo criando umas variações do mesmo tema (nossa agora falei igual professor quando faz análise de textos e artigos dos alunos). 

Não gosto muito do sabor de frango resfriado que depois de comprado, quando não consumido no dia, fica no congelador da geladeira ou no freezer, acho que o sabor fica bastante alterado. Seguindo então a lógica do uso de especiárias, que durante anos serviam justamente para disfarçar sabores não tão atrativos, não que o peito de frango estivesse ruim, claro que não, mas nem se compara aos frangos orgânicos ou criados em casa e abatidos na hora do preparo. De qualquer maneira tirei os filés de uma peito de frango e os deixei marinando com alho bem picado, endro, pimenta do reino e pimenta rosa moídos na hora e licor Cointreau, para depois grelhá-los e serví-los com brócolis cozidas à vapor e salteadas, cobertos por molho bechamel que também preparei na hora.

Receita simples e muito saborosa, o licor Cointreau deu um toque muito especial ao filé de frango. Não tenha medo, na cozinha temos que usar além dos ingredientes que temos à mão, muita criatividade e não ter medo de ousar. Aliás isso serve para tudo na vida né?

Então vamos à receita...

Ingredientes:

1 peito de frango cortado em filés
4 dentes de alho picados bem miúdos
Endro
Licor Cointreau (*q.b)
Pimenta do Reino moída na hora
Pimenta Rosa moída na hora
Sal a gosto
8 talos de brócolis cozidos à vapor (se cozinhar direto na água deixe-os "al dente")
200 g de queijo mussarela em fatias finas (ou outro queijo de sua preferência)

Para o molho Bechamel
75 g de manteiga sem sal
75 g de farinha de trigo
500 ml de leite
Cebola piqué (meia cebola com um corte raso na horizontal onde será colocado uma folha de louro e espetado três cravos da índia, como na foto que ilustra esta postagem)
Sal a gosto
Pimenta do Reino moída na hora a gosto

(Preparo do molho Bechamel - Fotos: Meg Mamede)


Modo de preparo:

Corte o peito de frango em filés e os coloque para marinar (na geladeira) por umas duas horas pelos menos em uma mistura de alho bem picado, endro, pimentas do reino e rosa moídas na hora e o licor Cointreau (*q.b). Lave os talos de brócolis e coloque-os em uma panela tipo cosi vapore ou cozinhe-os em água com pouco sal, o suficiente para ficarem al dente, feito isso reserve-os. Para preparo do molho Bechamel junte o leite com a cebola piqué e coloque-os em um recipiente para ferver, enquanto isso em uma panela coloque a manteiga para derreter, acrescente a farinha de trigo (de preferência peineirada) e vá mexendo com um fouet para fazer um roux (mistura que serve de base para vários preparos e pode variar em cor, aroma e textura), neste caso deixe-o mais clarinho, feito isso retire a cebola piqué do leite e vá adicionando-o aos poucos ao roux sempre mexendo para não empelotar, quando a mistura engrossar e ficar bem homogênea acrescente um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora. Dicas: caso o Bechamel fique muito grosso acrescente mais leite quente e vá mexendo até chegar à consistência desejada; caso não queira utilizar a cebola piqué acrescente um pouco de noz moscada na finalização do molho, mas sem exagero. Em seguida leve uma frigideira alta ao fogo para aquecer, acrescente umas gotinhas de oleo ou azeite e coloque os filés de frango para grelhar (evite ficar virando-os ou espetando-os para que não percam água e fique muito secos) depois de chegar à cor dourada dos dois lados coloque a brócolis sobre os filés, cubrá-os com fatias de queijo e acrescente o molho Bechamel cobrindo tudo e deixe em fogo baixo por alguns minutos. Sirva em seguida com arroz branco ou com salada de sua prefência. Para finalizar e com os filés já no prato salpique um pouco de endro para dar algum charme à apresentação.


Tempo de preparo: 40 minutos (mais o tempo da marinada)

Rendimento: 4 porções grandes

Dificuldade: Fácil


*q.b. = quante baste


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...