sábado, 1 de agosto de 2015

A produção vinícola brasileira e sul-americana em produções audiovisuais.

Que o vinho é a bebida dos Deuses disso não temos dúvida, mas mais que isso, percebemos que nos últimos anos o vinho têm caído nas graças do brasileiro e com isso a produção tem aumentado e melhorado ao ponto de o Brasil ter vinhos premiados no exterior e obter destaque na mídia internacional. Através do trabalho realizado pela Wines of Brasil, um projeto do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promoção dos vinhos brasileiros no Exterior nossa produção tem ganhado mercado e apreciadores, especialmente na China.

Outro fato importante que denota esse crescimento é o interesse que pesquisadores, produtores e cineastas têm tido pelo segmento. Bento Gonçalves e todo o chamado Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, têm atraído a atenção da produção audiovisual, em especial a produção de documentários. E foi sobre alguns desses documentários que falamos em nossa fanpage esta semana, além de um filme sobre a produção de vinho e suas histórias no Chile, produção de jornalista brasileiro especializado no tema.

Então sem mais delongas seguem os comentários sobre produções da categoria Wine Films presentes em nossa fanpage, dois documentários, um filme publicitário e um em fase de finalização.


"Mais uma taça?" documentário do francês Jules Gaubert-Turpin e da brasileira Andréa Postiga, que durante cinco meses andaram pelo Brasil, especialmente no sul do país, para conhecer a produção de vinho nacional, projeto no qual conheceram 12 grandes figuras do país com as quais conversaram sobre vinho! O filme foi apresentado no festival Oenovideo 2015, em junho, na França. Segundo os produtores do filme não é novidade que o Brasil ganha cada vez mais importância com sua produção de vinhos e começa a seduzir o mercado internacional. Para se ter uma noção, no mês passado três vinhos brasileiros ficaram entre os Top 100 do mundo e as exportações no primeiro semestre desse ano cresceram 250%. Então, está mais do que na hora de mostrar ao mundo que não são apenas os países vizinhos, Argentina e Chile, que produzem bons vinhos sul-americanos. Assim, surgiu a idéia para a realização desse documentário que irá acompanhar um pouco a trajetória da bebida no sul do país: desde seu surgimento até as expectativas que giram em torno dela, não deixando de apresentar, claro, os produtores locais. E para não incomodar as uvas, a maioria dos percursos nas vinhas foram feitos de bicicleta. (na foto: poster da versão francesa do documentário sobre os vinhos brasileiros).


No documentário "Chile – Terroir, Personagens, Histórias e Vinhos" (2014) o jornalista brasileiro Beto Duarte foi em busca de uma explicação para tantos terroirs distintos, tantas possibilidades e variedades de uva, em um dos mais incríveis países produtores de vinho do Novo Mundo: o Chile, conduzindo uma grande exploração por diversas regiões do Chile, documentando comportamentos da região, entrevistas com especialistas locais e o registro histórico com seus personagens.




A Alba Arte teve o imenso prazer de produzir o documentário: "Memórias do Vale dos Vinhedos". Muitas mãos trabalharam na realização do documentário. Colhendo depoimentos, imagens e revirando baús de memórias, uma equipe que contemplou o envolvimento de vários profissionais resgatou, através das vozes carregadas de vivências, grande parte da história do distrito de Bento Gonçalves. As gravações sempre obedeceram a um tom: uma agradável conversa entre amigos. E foi assim que personalidades como Décio Tasca, Moysés Michelon e Remy Valduga contribuíram para a elaboração deste importante documento audiovisual.

Tem muita produção audiovisual bacana mostrando a produção vinícola brasileira, e mais que isso, trabalhos que trazem a história, a tradição e a valorização da comunidade local e seus produtos, além da relação estabelecida por produtores (geralmente famílias) com os que chegam das cidades próximas para reforçar a mão de obra local na ocasião das vindimas, como é o caso deste documentário. Descobri que "À Sombra das Videiras" de Boca Migotto, rodado em Bento Gonçalves/RS, está sendo finalizado e logo será possível conferir o resultado. Quer saber mais acompanhe a fanpage de Núcleo Audiovisual Cenecista.


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...