quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A apple pie que eliminou mais um participante do MasterChef Brasil.

(Apple Pie da Meg - Foto: Meg Mamede)

Sou fã do MasterChef Brasil  dificilmente perco um episódio, na semana passada quando a eliminada foi a Aritana com a tal apple pie, também fui desafiada, quero dizer... meu marido que assistiu comigo o episódio me pediu para fazer a tal torta, detalhe... nunca tinha feito a tradicional torta de maçã que é quase uma unanimidade nos E.U.A.. De qualquer modo, desafio feito é desafio aceito! Então, no fim de semana eu fiz a tal apple pie para o café da tarde na casa da sogra, minha torta de maçã ficou com uma massa fina e crocante, o recheio com acidez delicada e o sabor e aroma deliciosos. Modéstia à parte, minha apple pie ficou muito boa e fez o maior sucesso.

Como disse antes esse tipo de torta é tão tradicional nos E.U.A. que existem várias competições por lá para ver quem faz a melhor. Há tempos atrás comentei em nossa fanpage e aqui no blog sobre um curta-metragem documental e biográfico escrito e dirigido por Jane Rosemont (EUA, 2013) “Pie Lady of Pie Town” . O filme conta a história de Kathy Knapp, que mudou a vida para assar tortas artesanais, como fazia sua mãe antes de adoecer e voltar para Chicago, em uma pequena cidade dos EUA. Ela se mudou para uma cidade sem semáforos, nenhum posto de gasolina e outras comodidades, um lugar minúsculo de 180 habitantes  no sudoeste de Albuquerque. O curta é sobre como sua nova vida lhe trouxe recompensas ilimitadas. Uma história de alegria, paixão e perseverança. Os personagens desta pequena cidade são o pano de fundo para sua história pessoal. 

Na verdade foi uma experiência muito bacana preparar essa torta e eu fiquei muito feliz com o resultado, eu a fiz na tarde sábado e nosso apartamento foi invadido por um delicioso aroma de maçãs e canela, como não tenho janelas para descansar a torta, deixei-a na cozinha coberta por um papel manteiga com pequenos furos para no dia seguinte embrulhá-la com uma espécie de lenço e levá-la para nosso café da tarde.

O resultado você confere a seguir...

Ingredientes:

Massa
3 xícaras de farinha de trigo peneirada
150 g de manteiga sem sal
de 5 a 6 colheres de água gelada 
1 ovo
1 gema (para pincelar a massa antes de assar)
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
1 forma redonda Marinex filetada (1,6 l) 
1 rolo de abrir massa
Filme plástico 

Recheio
4 maçãs verdes grandes
1 limão Taiti
30 g de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de uvas passas escuras sem sementes
1 colher (chá) de canela em pó
Farinha de rosca (*q.b)


(Etapas do preparo da Apple Pie - Fotos: Meg Mamede)

Modo de Preparo

Junte a farinha de trigo peneirada com a manteiga gelada cortada em cubos em um recipiente, com as pontas dos dedos vá misturando até virar uma farofa onde você ainda sinta pedacinhos de manteiga, em seguida acrescente o ovo, uma pitada de sal e o açúcar e misture tudo, vá acrescentado aos poucos a água gelada até a massa ficar mais uniforme e dura, sove e boleie a massa para em seguida embalá-la em filme plástico e levá-la à geladeira para descansar por cerca de 40 minutos. A massa fica mesmo meio quebradiça, mas ao deixá-la na geladeira ela ficará mais dura. 

Enquanto a massa descansa, preparamos o recheio, em algumas receitas o recheio é misturado e não é levado ao fogo, eu escolhi refogá-lo um pouco para tirar, se necessário, a água que as maçãs liberam. Então... descasque as maçãs e tire a parte com semente, corte-as em fatias bem finas, acrescente o suco do limão para que elas não oxidem e escureçam, feito isso leve uma frigideira alta ao fogo derreta a manteiga e em seguida acrecescente o açúcar para fazer uma calda, não deixe escurecer para não ficar amargo em seguida coloque as maçãs para dar uma murchada, refogue-as um pouco acrescentando as uvas passas e a canela em pó, desligue e verifique se há muito líquido, se sim retire um pouco, e em seguida acrescente umas colheradas de farinha de rosca, misture tudo e deixe esfriar bem. 

Passado os 40 minutos retire a massa da geladeira e sobre uma bancada ou mesa polvilhe um pouco de farinha de trigo para abrir a massa, calcule uma parte menor da massa e separe para fazer a parte de cima da torta. Com o rolo sempre do meio pra cima e do meio pra baixo vá rolando e abrindo a massa de maneira uniforme, até obter um tamanho que cubra a base e a lateral da forma, enrole a massa no rolo para facilitar a colocação da massa na forma, em seguida ajeite-a com a ponta dos dedos... caso faça algum buraco e só acertar com os dedos, cobrindo toda a extensão para a colocação do recheio. Abra a sobra da massa da mesma maneira e coloque-a sobre um filme plástico para poder girar sobre a forma e cobrir a parte superior da torta, feito isso com os dedos vá juntando as duas pontas (parte inferior da massa com a parte superior) retire os excessos e com a ponta do dedo indicador pressione a lateral da massa para formar um desenho linear em toda a borda da torta. Em seguida misture a gema de ovo com um pouco de água para pincelar a superfície da torta, faça um pequeno corte em X sobre a massa e leve-a para assar à temperatura de 200 oC. (Importante: a forma Marinex de vidro apesar de ser indicada para uso no forno, o mesmo não deve estar quente, isto é: pré-aquecido, pois o utensílio pode trincar quando exposto à diferentes temperaturas, o que não irá prejudicar em nada o preparo da sua torta, essa recomendação vale para quando você retirar a forma quente do forno, não a coloque em uma superfície fria ou molhada, opte por colocá-la sobre uma tábua de madeira para esfriar). 

Depois de assada deixe a torta esfriar por completo. Dica: prepare a torta no fim do dia anterior ao que irá servir, assim os ingredintes terão se assentado e haverá mais equilíbrio no sabor. 


Tempo de preparo: 2 horas

Rendimento: até 12 pedaços

Dificuldade: Fácil


*q.b. = quante baste


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...