terça-feira, 30 de junho de 2015

Tiramisù com amor é muito mais gostoso.

(Tiramisù - Fotos: Meg Mamede)

Meu marido adora doces, apesar de controlar o açúcar não abrimos mão de alguns prazeres.  

Hoje resolvi fazer tiramisù, para minha sorte quando o Rogério esteve na Itália não provou esse doce típico lá, segundo alguns sites, originário de Treviso no Vêneto, então eu pude atender as expectativas com a sobremesa de hoje,  neste caso com um ingrediente que fez toda diferença... muito amor!

O tiramisù consiste em camadas de pão de ló (geralmente substituído por biscoitos do tipo inglês ou champagne) embebidas em café, intercaladas por um creme à base de queijo mascarpone e ovos, polvilhado com cacau em pó ao final. Há muitas variações com substituição de ingredientes da receita original devido à dificuldade, por exemplo, de encontrar queijo mascarpone outro produto típico da Itália que muitas vezes é substituído devido ao seu preço alto, neste caso uma opção é usar nata.

Vamos à receita do meu tiramisù...

Ingredientes:

300 g de queijo mascarpone
5 ovos
150 g de açúcar de confeiteiro
100 ml de vinho do Porto 
Biscoito inglês (ou champagne)
¼  de barra de chocolate meio amargo em raspas  (ou cacau em pó)
150 ml de café expresso (ou espresso em italiano) ou café passado no dia anterior, forte e sem açúcar

Modo de preparo:

Separe as claras das gemas e reserve. Passe as gemas por uma peneira e bata as com o açúcar até formar uma espuma clara e cremosa, acrescente em seguida o vinho do Porto e o queijo mascarpone e mexa suavemente até que vire um creme homogêneo (não use batedeira). Bata as claras em neve e incorpore ao creme já existente e reserve. No café frio, forte e sem açúcar molhe os biscoitos para acomodá-los em camadas intercaladas com o creme, mas não os deixe encharcar. Comece com um pouco de creme no fundo do recipiente escolhido, depois os biscoitos e mais uma camada de creme, biscoitos novamente e termine com o creme. Coloque para gelar por pelo menos quatro horas, se preferir deixe no congelador para servir num ponto de semifredo (o que facilita os cortes).  Para servir cubra com raspas de chocolate meio amargo ou polvilhe cacau em pó.

(Verrine de tiramisù - Fotos: Meg Mamede)


Dica: Use aros de corte para montar uma apresentação diferente, eu usei um aro de coração e decorei com grãozinhos de café e raspas de chocolate. Se quiser distribua raspas de chocolate pelo prato aleatoriamente. Outra opção e montar o tiramisù em um copo, taça ou recipiente em que seja possível ver as camadas (como na foto), o que chamamos de verrine, eu fiz isso com as sobras do recipiente maior no qual levei a sobremesa para gelar.


Tempo de preparo: 1 hora (mais o tempo para gelar)

Rendimento: de 8 a 12 porções (depende da apresentação)

Dificuldade: Fácil

***



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...