segunda-feira, 15 de junho de 2015

Peru e a paixão pela gastronomia.

(Menu degustação deste sábado no Do Peruano "Café Bistrô" - Fotos: Rogério Oliveira)

Enquanto o Brasil é conhecido mundialmente por sua paixão pelo futebol (questão sobre a qual tenho ressalvas por tratar-se de rótulo que não me representa) o Peru ganha cada vez mais notoriedade por sua gastronomia. Num país onde de cada dez jovens oito anseiam seguir carreira no segmento da alimentação, onde governo e parcerias locais investem na educação e profissionalização para atender a essa demanda, não poderíamos esperar menos que uma gastronomia rica em sabores e saberes além é claro da grande diversidade de alimentos. Um povo que compreende sua gastronomia como cultura é um povo que valoriza sua memória e sabe defender sua soberania alimentar, esse povo merece todo nosso respeito e admiração.

No último domingo o Brasil conseguiu ganhar “sofridamente” do Peru de 2 x 1 em jogo de estreia pela Copa América, já o Peru tem batido um bolão e feito muitos gols no quesito gastronomia, tanto é assim que muitos brasileiros e estrangeiros de toda parte do mundo têm viajado para o país a fim de conhecer de perto a cultura desse nosso vizinho que possui em seu terroir uma das maiores diversidades de alimentos e produtos do continente americano, só de batatas são mas de 3.000 mil tipos locais, além da grande variedade de milho, alimento este consumido no mundo todo. Historicamente é sabido que tanto a batata quanto o milho saíram da América pelas mãos do colonizador para chegar à Europa e outros continentes, para só depois se tornarem a base, no caso da batata da alimentação de muitos povos e o milho produto indispensável para agropecuária.

Há algum tempo tenho pesquisado o país, lido matérias e visto alguns documentários, mas ainda não tinha provado algo da culinária regional, além do popular ceviche. Então, neste fim de semana tivemos o prazer de conhecer uma pequena e deliciosa amostra da culinária peruana aqui em Curitiba no Do Peruano “Café Bistrô” dos simpáticos chef Fernando Matsushita e Ilza Miura. Eu e Rogério nos deliciamos com a sequência do menu degustação oferecido pelo bistrô, sequência que muda a cada semana e que é preparada com muito cuidado e sabor pelo chef e sua equipe.

(Ilza Miura, Rogério Oliveira, o chef Fernando Matsushita e esta blogueira - Foto: Do Peruano "Café Bistrô")


Eu comecei por um suco “chicha morada” feito a partir de milho de cor escura (maíz morado) típico da região Andina do Peru e países vizinhos, em seguida: ensalada de atum com alface, tomate, batata e abacate (que segundo o chef seria uma receita da avó que ele resolveu resgatar), depois provamos a deliciosa sopa Aguadito de Pollo com picância na medida certa e coentro (ingrediente que adoro), na sequência um prato composto de Malaya (feita de ponta de peito bovina, o que chamamos de maminha) e Arroz con Mariscos, para finalizar saboreamos um flan e redução de chicha morada.

Enquanto nosso país segue iludido, e esquece, de correr atrás do prejuízo que a bola nos trouxe desde que fomos escolhidos para sediar a última Copa, o Peru mostra que a cozinha é a para eles o maior instrumento de mudança social e tem apostado nisso. A paixão pela gastronomia é tanta que jovens indagados sobre o futuro se mostram muito mais interessados em seguir carreira de cozinheiro do que ser um jogador de futebol, e é por isso que o país está preparando e apresentando ao mundo grandes talentos gastronômicos.

Para saber mais recomendo o artigo recente Los 12 peruanos que trabajarán en restaurantes 'top' del mundo e os documentários: Mistura: The Power of Food de Patricia Pérez, Buscando a Gastón também de Patricia Pérez e Perú Sabe: La Cocina, Arma Social de Jesús María Santos, além disso uma passada no Do Peruano "Café Bistrô" para experimentar as delícias da cozinha peruana do chef Fernando Matsushita.

Caso você queira mais, a dica é comprar uma passagem para Lima, capital do país, e conhecer a maior feira de gastronomia da América Latina Mistura que acontece este ano de 04 a 13 de setembro. Quem sabe nos encontremos por lá!

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...