quarta-feira, 10 de junho de 2015

Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador.

(Capa do livro lançado pela Poro em 2014 - Imagem Poro)

Acabo de baixar o "Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador" publicado no ano passado pela Poro. Achei o máximo, afinal enquanto a febre dos food trucks invade o sul e o sudeste do país arrastando uns quantos loucos por modismos seduzidos pela gourmetização de tudo, no nordeste o povo corre atrás mesmo é do trio elétrico e quando se refere a comida valorizam o que as ruas têm de melhor e que diz respeito a mémoria e história local entendendo a comida como Cultura.

Além disso a inciativa é acessível e democrática, publicada sob uma licença Creative Commons de Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil www.creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ e pode ser utilizada, copiada, distribuída, exibida ou reproduzida em qualquer meio ou forma, seja mecânico ou eletrônico, incluindo fotocópia, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

Em tempos de livros caríssimos e acessíves para poucos esse tipo de publicação é de grande ajuda a estudantes e profissionais da gastronomia, da sociologia, da história e interessados pela cultura gastronômica do país, fazendo a diferença para quem busca as memórias afetivas da nossa culinária.

Segundo a dupla de artistas formada por Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada! responsáveis pelo projeto:


A comida de rua em Salvador está nas esquinas, calçadas, praças e largos. Povoa a memória, estabelece encontros, resiste aos esforços de ordem, controle e padronização que se apresentam sobre a cidade. Ela está nos carrinhos, tabuleiros, bicicletas, bancas e cestos. Em pontos fixos dos bairros onde pode ser encontrada cotidianamente, ou com vendedores ambulantes que tangenciam o caminho dos passantes. Tem comida de rua pra qualquer hora do dia. Seja para um café da manhã reforçado, para merenda (lanches ao longo do dia), para almoço ou para matar a fome no meio da madrugada. A diversidade é enorme. As delícias são muitas. Um universo inteiro a ser experimentado.
(Ilustração do livro lançado pela Poro em 2014 - Imagem Poro)


O Guia não pretende esgotar o tema da comida de rua de Salvador, mas sim reunir uma amostra de toda a variedade que se pode encontrar percorrendo a cidade. É um recorte, fruto de mapeamento afetivo realizado a partir de inúmeras caminhadas pela cidade. Entre as comidas de rua abordadas no Guia estão: Abará, Acaçá, Acarajé, Água de Coco, Aipim, Amendoim Cozido, Arrumadinho, Bala de Coco, Banana Real, Beiju, Biscoito de Goma, Bolinho de Estudante, Bolos, Rolete de Cana, Caruru, Castanha de Caju, Cocada, Cuscuz, Escondidinho, Espetinho, Feijão & Feijoada, Frigideira de Maturi, Frutas, Geladinho, Licores, Limonada com Água de Coco, Lelê, Maniçoba, Milho, Mingaus, Mungunzá & Canjica, Nego Bom, Pamonha de Carimã & Pé de Moleque, Pamonha de Milho, Passarinha, Picolé, Quebra-Queixo, Queijo Coalho, Caldo de Sururu, Taboca e Vatapá.

Numa mistura entre glossário e dicionário informal, o guia busca contar um pouco de como a origem das palavras se mistura à origem dos ingredientes e dos modos de fazer. Palavras de línguas como o tupi-guarani, ioruba, jeje, quimbundo, árabe e latim se juntaram a jogos de palavra do português para batizar essas comidas, que se perpetuaram como formas de mesclar culturas.

Na maior parte das vezes, a comida de rua de Salvador é produzida de forma artesanal e em pequena escala. Só isso já seria motivo para valorizá-la, mas existem ainda muitas outra razões, como a qualidade e a importância cultural de sua produção. Alguns dos produtores estão há mais de 20 anos fazendo e vendendo seus quitutes. Estabelecem uma relação direta com sua clientela, seja ela ocasional ou cativa. Um conjunto de valores, tradições, saberes, identidades, escolhas e formas de viver estão impressos em cada comida. O Guia é um convite para que todos se lancem pela cidade, experimentando e descobrindo as possibilidades e sabores presentes no espaço urbano de Salvador. (Fonte: Poro Intervenções Urbanas e Ações Efêmeras)


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...