sábado, 6 de junho de 2015

Cinema para reflexão... mel, meio ambiente, pesca e tradição.

(Ilustração_ Google Imagens)

Nesta semana comentamos em nossa fanpage três documentários e um filme de ficção sendo duas produções italianas, uma norte-americana e outra brasileira, todas realizadas nos últimos dois anos. A crescente oferta de filmes com temáticas especialmente preocupadas com: o meio ambiente, tradições locais, mudanças climáticas e o uso de pesticidas na agricultura são boas opções para compreendermos o quanto somos responsáveis pelo futuro da alimentação. 

Apesar do número de filmes de ficção de gêneros variados, as categorias conhecidas por food film e wine film apresenta um aumento significativo na produção documental e estes geralmente são apresentados nos festivais de cinema internacionais, mas poucos são os filmes distribuídos mundialmente. Ainda assim, é possível adquirir muitos deles diretamente no site dos realizadores e produtores ou assisti-los nos canais pagos e na internet.    

O cinema nos serve de alimento quando nos brinda com bons filmes, nos faz experimentar sensações quando desperta em nós algum sentimento. Os documentários geralmente nos levam à reflexão, eles nos reviram de alguma maneira seja através da sensibilização seja através da provocação. É impossível não sair afetado de uma sessão de cinema onde verdades indigestas nos são postas, mas é possível realizar pequenas mudanças no nosso dia a dia e na nossa rotina com base no que assimilamos desses documentários e isso sem dúvida contribuirá para melhoria da nossa qualidade de vida. Se viver nos grandes centros urbanos está se tornando o grande mal da modernidade, buscar exemplos e inspiração em iniciativas do campo, sustentáveis e de menor consumo, pode ser o caminho para uma vida mais saudável e feliz. 

Aqui no blog costumo categorizar os filmes com as palavras “pipoca” = diversão e leveza e “abacaxi” = provocação e reflexão, esta última geralmente aparece associada aos documentários, mas não tem caráter pejorativo é apenas uma indicação de que o filme alimenta cabeças pensantes que buscam soluções e melhorias para o campo e para o nosso prato.

"Seeds of Time" é um documentário de Sandy McLeod (EUA, 2013) que acompanha a jornada mundial da agricultura pioneira de Cary Fowler para salvar a terra de erosão e o nosso suprimento de alimentos em uma nova era de mudança climática. Uma tempestade perfeita está se formando, a agricultura pioneira de Cary Fowler corre contra o tempo para proteger o futuro da nossa alimentação. Os bancos de genes do mundo estão desmoronando, más colheitas estão produzindo fome e inspirando tumulto. Os efeitos da aceleração e das alterações climáticas já estão afetando os agricultores em todo o mundo. Mas a jornada de Fowler, e a nossa própria, está apenas começando. De Roma a Rússia e, finalmente, uma ilha remota sob o Círculo Polar Ártico, sua jornada apaixonada e pessoal pode ser a chave para salvar o único recurso que não podemos viver sem: nossas sementes. O filme que foi lançado neste mês de maio nos EUA, já passou por alguns festivais onde foi premiado entres eles Audience Award - San Francisco Green Film Festival 2014, Best Film - Portland Eco Film Festival 2014, Best Cinematography - Costa Rica Film Festival (Internacional de Cine) 2014. (categoria: abacaxi)

"Antes do Inverno" filme de Santiago José Asef (Brasil, 2013) é um documentário sobre a pesca artesanal da tainha na cidade de Bombinhas, localizada no litoral de Santa Catarina. O filme da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, retrata o cotidiano dos pescadores que mantém viva a tradição da pesca artesanal da tainha, atividade caiçara que atravessou gerações em mais de um século. A obra cinematográfica é um documentário produzido pela Tramela Produções, com roteiro de Marcos Aurino Pinheiro, direção de Santiago José Asef e produção de Aline Lúcia Vieira. (categoria: pipoca)

"As maravilhas" título original "Le Meraviglie" de Alice Rohrwacher (Itália, 2014) estreou no Brasil em abril deste ano, conta a história da família de Gelsomina que vive segundo as suas próprias regras. Gelsomina, com apenas doze anos, é praticamente a chefe de família. As suas três irmãs mais novas a obedecem e trabalham sob a sua vigilância. O pai de Gelsomina, Wolfgang, é um estrangeiro e Gelsomina a futura rainha do estranho e improvável reino que ele construiu. Um herdeiro seria mais apropriado, mas Gelsomina é forte e determinada e tem um talento especial para as abelhas e para fazer mel. Enquanto o campo está sendo destruído pelos pesticidas e a vida rural mundando, um programa de televisão chega e oferece um prêmio para a família mais tradicional. O programa das “Maravilhas Rurais” é apresentado pela boa fada Milly Catena (Monica Bellucci). Gelsomina quer participar do concurso, mas seu pai nem sequer considera essa hipótese. O filme foi aclamado pela crítica e pelo público e conquistou o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes. (categoria: pipoca)

"In grazia di Dio" (Quiet Bliss título em inglês) é um filme de Edoardo Winspeare (itália, 2014). Puglia, Finis Terrae, sol, vento, oliveiras e o esplendor do Mediterrâneo. Em Santa Maria de Leuca, mesmo no calcanhar da “bota”, uma família está prestes a perder tudo o que tem. Quatro mulheres muito diferentes entre si, mas fortemente ligadas à natureza e àquela terra que amam acima de tudo, são as protagonistas desta história. A crise econômica parece dar cabo de tudo, até dos laços que as unem, mas elas resistem. Há uma maneira para combater a catástrofe: olhar para os “bens” reais, aqueles que o mundo esquece demasiadas vezes, para se sentirem “com graça de Deus”. O filme que esteve presente no 64° Berlinare (2014) fez parte da programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2015 que rolou em várias cidades de Portugal, talvez tenhamos a chance de vê-lo em Porto Alegre-RS cidade que no ano passado recebeu a edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, agora é só aguardar. (categoria: abacaxi)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...