domingo, 24 de maio de 2015

Rã à provençal, algo exótico que pode lhe agradar.

(Rã à provençal - Foto: Meg Mamede)


A primeira vez que comi rã devia ter uns onze anos, mas antes tomei um belo susto. Meu padrinho de batismo, o Sr. Rui, saia para caçar rã em Mogi das Cruzes e em uma noite ele chegou com uma delas na mão e soltou, imagine o quanto ela saltou antes de ser pega de novo. Passado o susto e o estranhamento comi sem grandes problemas o que para mim variou entre o sabor do frango e do peixe. Apesar de ser uma carne pouco consumida e tida como exótica é de fácil aceitação por nosso paladar.

E mais comum encontrar em bares e restaurantes receitas de rã à milaneza, empanada e cortada como se fosse frango à passarinho, em pequeno pedaços. Dias atrás fizemos uma receita de rã à provençal durante a aula do chef Edson Kubo, e o sabor me surpreendeu. Claro que não é uma carne comum na mesa dos brasileiros, mas se na sua região existem criadouros (os chamados ranários) ou elas procriam em grande quantidade facilitando à caça, não há porque não experimentar, afinal caçar para alimentar-se, e não pelo simples prazer de fazê-lo, é algo aceitável nos dias atuais.

Vamos à receita então...

Ingredientes:

1 k de rã
120 ml de vinho branco seco
2 tomates picados
1 cebola picadas (deixe uns aros inteiros para decorar o prato)
3 dentes de alho picados míudo
80 g de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
Suco de 1 limão siciliano
Alecrim (*q.b)
Tomilho (q.b)
Salsa (q.b)
Cebolete (a cebolinha mais fina)
Manjericão (q,b)
Pimenta do reino moída na hora (q.b.)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
300 g de arroz parboilizado (pode ser o agulhinha de todos os dias)

Modo de preparo:

(Preparo de rã à provençal - Fotos: Meg Mamede)


Corte a rã separando a parte superior da inferior e corte novamente na vertical, somando 4 pedaços de cada rã, tempere com sal, o suco do limão, pimenta do reino e reserve. Depois de algum tempo no tempero, passe os pedaços da rã pela farinha de trigo, em seguida numa frigideira alta aqueça o azeite de oliva, doure a cebola e o alho e adicione as rãs, vire-as com cuidado de modo que os pedaços dourem por inteiro. Adicione o vinho branco, o tomate e as demais ervas e deixa reforgar de 15 a 20 minutos em fogo baixo. Feito isso adicione a manteiga restante, prove o sal e corrija se necessário, retire as rãs com cuidado e rserve. Separe um terço do molho que ficou na frigideira para decorar o prato e adicione o arroz no restante do molho e prepare normalmente. Ao terminar disponha o arroz em um recipente pequeno, um ramequin, uma xícara ou um recipente quadrado para virar no prato, coloque um ou mais pedações de rã e acrescente um pouco do molho reservado. Decore com rodelas de cebola ou umas tirinhas de cebolete. Sirva em seguida.


Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 06 pessoas

Difuculdade: Fácil


*q.b = quanto baste

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...