terça-feira, 26 de maio de 2015

Livro brasileiro sobre o pinhão é finalista no Prêmio Gourmand World Coobook Awards 2015.


Meus exemplares do livro lançado pela Empraba resultado do trabalho de pesquisadoras e nutricionistas do Paraná acabam de chegar. Um deles vou sortear para quem participar da minha próxima oficina de cozinha na qual apresento uma sequência de pratos elaborados com o pinhão, alimento que nesta época do ano é muito abundante no sul e em algumas cidades do sudeste do Brasil.

O livro "O Pinhão na Culinária" é um dos finalistas do Gourmand World Cookbook Awards 2015, considerado o Oscar da literatura gastronômica mundial. O livro traz cem receitas doces e salgadas feitas com pinhão, semente da araucária, árvore típica da região Sul do Brasil.

O prêmio é dividido em diversas categorias e tem uma primeira fase nacional, quando os jurados selecionam um representante do país. "O Pinhão na Culinária" foi selecionado como representante brasileiro na categoria "Fruits" e agora concorre na fase final com livros da Austrália, Áustria, Dinamarca, França e Israel. O Brasil concorre ainda em outras 33 categorias, com as mais diversas publicações sobre gastronomia. O vencedor será conhecido dia 9 de junho, em cerimônia que acontece em Yantai, China.
"O pinhão é um alimento surpreendente, e é justamente isso que procuramos: trabalhos criativos que enriqueçam a gastronomia mundial, com fortes raízes locais", informou Edouard Cointreau, presidente da Gourmand Awards.
O trabalho de produção do livro envolveu ciência e prática culinária, com criação e teste de cada uma das receitas. Editado pela Embrapa Florestas (PR), o livro tem como autoras as pesquisadoras da Embrapa Rossana Catiê Bueno de Godoy e Cristiane Helm, as nutricionistas Maria de Fátima de Oliveira Negre e Geisa Liandra de Andrade de Siqueira da Escola Estadual Júlia Wanderley, de Curitiba (PR), e a técnica em nutrição e dietética, Lídia Maria Mendes, da mesma instituição de ensino. A diagramação da obra contou com a parceria do Centro Universitário UniBrasil.
"Só o fato de sermos indicados já é motivo de satisfação, não só por valorizar um produto nosso, do Brasil, mas por premiar o fruto de uma parceria entre ciência e prática", comemora a pesquisadora Catiê Godoy.

Consumido cozido ou sapecado, o pinhão já faz parte da tradição alimentar no outono e inverno, na região Sul do Brasil, quando pode ser encontrado em mercados, feiras e mesmo em barraquinhas na beira de estradas. O lançamento do livro contribuiu para aumentar as possibilidades de uso dessa iguaria exótica, saborosa e com textura diferenciada. Além de agradar o paladar, pesquisas científicas também têm atestado seu potencial como alimento funcional, por ser rico em fibras, minerais, ácidos graxos e amido resistente.
O Gourmand World Cookbook Awards
O Gourmand World Cookbook Awards é uma competição aberta a livros sobre gastronomia publicados em diversos idiomas e países. Neste ano, 205 países participam, em várias categorias. Para saber mais, acesse o link.
(Fonte: Embrapa)
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...