quarta-feira, 29 de abril de 2015

Terça-feira foi dia de peixes e frutos do mar.

(Paupiette de Tilápia com Salmão defumado e manga - Foto: Meg Mamede)


O almoço da última terça-feira com a turma do curso de Cozinha foi muito saboroso, sob a batuta do Chef Edson Kubo, preparamos três pratos com peixes e frutos do mar. Com paciência oriental e muita experiência o Chef nos deu dicas preciosas para a montagem e apresentação dos pratos, coisas que no corre, corre, do dia a dia nem nos damos conta, mas que na hora de preparar um prato bonito, afinal “comemos com os olhos” também, faz diferença.

O Brasil, com sua extensa zona costeira e grande número de rios, possui uma diversidade de peixes e frutos do mar para ninguém botar defeito, contudo em algumas regiões do país essas proteínas são pouco exploradas em relação ao consumo de carne vermelha e frango, talvez pelo preço alto desses alimentos no mercado. Cada região do país tem receitas próprias que levam peixes, camarões ou algum tipo de molusco, e algumas delas presentes na cultura regional de um lugar acaba por se tornar alvo de disputa como é o caso da moqueca de peixe, reclamada por baianos e capixabas como sendo a original ou a melhor de todas. Já provei a capixaba em uma visita a amigos em Vila Velha/ES e confesso que sai surpreendida pelo sabor.

Foram três as preparações da nossa última aula: Moqueca de peixe com Dourado, Lulas recheadas com arroz marroquino e camarões e Paupiette de Tilápia com Salmão defumado e manga.

Hoje postarei a receita do Paupiette de Tilápia com Salmão defumado e manga.


Ingredientes:

1 k de filé de Tilápia (ou Linguado se preferir)
Finas fatias de Salmão defumado (quanto baste)
1 Manga cortada em tiras finas
30 ml de Azeite de Oliva
02 Dentes de alho inteiros
1 folha de louro
1 Copo de vinho branco seco
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Palitos para fechar o paupiette

(Preparo do Paupiette - Fotos: Meg Mamede)


Modo de preparo:

Tempere os filés com sal e pimenta, coleque as finas fatias de Salmão sobre os files abertos, depois as tiras de manga e enrole, espete com palito para segurar o peixe. Leve uma frigideira alta ao fogo, aqueça o azeite, coloque o alho, a folha de louro e o peixe, despeje o vinho e tampe a panela até cozinhá-lo. Feito isso, desligue e retire os palitos do Paupiette com cuidado para não quebrá-lo e monte o prato com a apresentação que desejar servindo em seguida.


Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: de 8 a 12 pessoas (depende da porção e acompanhamentos)  

Dificuldade: Fácil



*** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...