quarta-feira, 8 de abril de 2015

O giro “Food Films” da semana.

O cinema tem bombado aqui no blog, na fanpage e em alguns grupos do segmento da gastronomia dos quais faço parte.  Na verdade os muitos textos com comentários sobre filmes da categoria food & wine filme cairam no gosto das pessoas, especialmente dos apaixonados por cozinha, mas a distribuição no Brasil ainda é incipiente. O jeito é recorrer à internet.

Entre produções nacionais e filmografia estrangeira nossa lista de “Filmes que são uma delícia” já soma mais de 400 títulos, resultado do trabalho constante de alguns meses para cá pesquisando festivais pelo mundo.

Como é de costume vamos comentar aqui os filmes apresentados em nossa fanpage nestes últimos dias. Nosso giro pelo mundo da cozinha inclui documentários europeus, uma comédia venezuelana e alguns documentários norte-americanos.


30/03/15 - Assisti por acaso o documentário "Fat, Sick & Nearly Dead 2" em português "Gordo, doente e quase morto 2" de Joe Cross (EUA, 2014), achei interessante se pensarmos a difícil tarefa de manter uma dieta depois de se obter algum sucesso. Em 2010, Joe Cross mostrou aos seus espectadores uma transformação: de gordo e doente à saudável e em boa forma por meio de uma dieta de 60 dias com sucos desintoxicantes, no premiado documentário Gordo, Doente e Quase Morto. Agora ele está de volta com Gordo, Doente e Quase Morto 2, onde Joe investiga como tornar permanentes os hábitos saudáveis e como as escolhas de estilo de vida causam impacto na saúde em geral. Ao longo dessa história, Joe conhece profissionais que apresentam soluções realistas e estratégias viáveis para fazer e manter melhorias definitivas nos hábitos alimentares e na saúde em geral. (categoria: pipoca)


02/04/15 O documentário "Ground Operations: Battlefields to Farmfields" de Dulanie M. Ellis (EUA, 2013) vai na mesma linha de outro documentário já comentado aqui, o "Terra Firma: A Film About Women, War & Healing on the Farm" de Christine Anthony and Owen Masterson (EUA, 2014) neste o foco são as mulheres ex-militares hoje veterenas de guerra que encontraram na agricultura uma motivação para a vida e futuro no país mais bélico que temos conhecimento. Em "Ground Operations" os guerreiros, homens, estão voltando para casa depois da batalha. Eles enfrentam uma transição difícil a de voltar à vida civil marcada pelo desemprego, toxicodependência, prescrições médicas e alta taxas de suicídio. Eles precisam de uma nova missão. Simultaneamente, o país perdeu metade dos agricultores norte-americanos para a reforma e o USDA (United States Department of Agriculture) está chamando quase um milhão de novos agricultores para preencher a lacuna. O problema da agricultura é solução dos veteranos. Este filme mostra veteranos de combate campeões que estão reconstruindo suas próprias vidas como agricultores orgânicos e pecuaristas, revitalizando suas comunidades com acesso a preços acessíveis, fresco, alimento local e saudável. (categoria: abacaxi)


03/04/15O filme de ficção do diretor Karchi Perlmann “Vacsovia”, título em português “O jantar” (Hungria, 2008) conta a história de uma pequena família de agricultores húngaros diante da crise de setembro de 2006. Mal começa o dia e um dos filhos, sozinho no chiqueiro de porcos, escorrega, cai e fica inconsciente. A cidade desperta, o comércio abre, mas ninguém percebe o que aconteceu. O rádio traz informações do mundo lá fora, ecoando a vibração política e cultural do país. O dia termina, o sol se põe e a história também se desenrola, mas não sem uma grande ironia do destino. Premiado em diversos países, o filme recebeu menção honrosa no Festival de Veneza e foi o grande vencedor do Palm Springs International Short Festival, nos Estados Unidos. (filme presente no 2º. Slow Filme Festival Internacional de Cinema e Alimentação de Pirenópolis, GO). (categoria: pipoca)


03/04/15 - "Milkbar" (Cantina Polonesa) filme de Terese Mörnvik e Ewa Einhorn (Suécia, 2007) conta a história de um bar que serve comida tradicional. Os preços são baixos e os fregueses são muitos. Na Polônia, dos 25 mil milkbars que existiam, restam apenas 140. Um deles, o Bar Bywalec, administrado por duas senhoras turronas – Danuta Dzius e Dzitka Monasterska. Lá, como antigamente, sem-teto dividem mesa com famílias de classe média ou com operários. Danuta e Dzitka querem reformar o bar, mas os custos são altos. Será que esse ícone do passado comunista sobreviverá? Muitos acreditam que os milkbars estão com os dias contados. O filme esteve presente no 2º. Slow Filme Festival Internacional de Cinema e Alimentação de Pirenópolis, GO). (categoria: pipoca)


06/04/15O cinema italiano está nos principais festivais do mundo. Não poderíamos esperar menos de um cinema tão vigoroso e resistente, com tantos grandes nomes ao longo dos anos, diretores, produtores e atores que ao menos para mim deixaram e deixam suas marcas. Agora há uma profusão de belíssimos documentários, eu tenho pesquisado os festivais, especialmente as produções da categoria Food and Wine Films e tenho me surpreendido cada dia mais. A produção a seguir tem uma fotografia p&b lindíssima, "Capo e croce - Le ragioni dei pastori" traz a história dos pastores da Sardenha e sua luta contra o sistema meio a crise econômica européia para manter a dignidade e garantir produção e preço justo para seu principal produto, o leite. Documentário de Paolo Carboni e Marco Antonio Pani (Itália, 2013). (categoria: abacaxi)


08/04/15 "A mi me gusta" filme de Ralph Kinnard (Venezuela, 2008) Produzido por Ananas Productions, é comédia romântica filmada em Caracas e Londres que conta a história de Margarita uma jovem cozinheira que vai à Londres para tentar a sorte, mas que retorna a seu país após perceber que não conseguiu atingir seus objetos na capital inglesa. Margarita Garcia tem um sonho: tornar-se uma grande chef, mas não em seu país de origem. De volta à casa, em Caracas, tem que começar tudo de novo, mas o destino lhe dá uma nova chance: Paul Welsare, um chef britânico de renome, vem à Venezuela para trabalhar para o Natal, oportunidade em que ela terá seu passaporte para o sucesso. O único problema é que Paul e Margarita são totalmente opostos, contudo um inesperado amor surge entre o frio chef inglês e a apaixonada chef latina, enquanto na cozinha, a guerra está só começando. (categoria: pipoca)


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...