domingo, 12 de abril de 2015

Medalhão de frango com damasco e queijo tipo Brie.

(Medalhão de frango (aula de quinta-feira) - Foto: Meg Mamede)

A receita deste domingo foi a da aula de quinta-feira, proteína escolhida frango. O almoço que saiu quase na hora do jantar teve: medalhão de frango recheado com damasco e queijo tipo Brie, num combo com arroz branco e purê de batata.

Eu acabei usando file de peito de frango, mas a coxa e sobrecoxa são bem mais saborosas para esse preparo, acho a carne do peito muito seca. O preparo da carne é o mesmo para um bom hamburger.

Vamos à receita:

 Ingredientes:

1 K de peito de frango
Tomilho
4 dentes de alho
Pimenta do reino moída na hora
Sal a gosto
5 Damascos grandes
125 g de queijo tipo Brie
Bacon em fatias longas
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) vinagre balsâmico
1 colher (sopa) mel
1 colher (sopa) rasa de açúcar mascavo
Gergelim claro e negro
Azeite ou óleo para selar e untar assadeira

(Preparo: medalhão de frango com damasco e queijo tipo Brie - Fotos: Meg Mamede)


Modo de preparar:

Limpe os files de frango e cortes os em pedaços, descasque os dentes de alhos, junte o tomilho e a pimenta do reino, leve tudo para triturar no mixer e coloque a mistura num recipiente com tampa e deixe na geladeira por pelo menos 3 horas antes do preparo, se quiser faça isso um dia antes, mas não coloque sal (para não desidratar a carne). Corte o bacon em tiras finas e longas e reserve. Numa frigideira pequena leve ao fogo baixo o shoyu, o vinagre balsâmico, a açúcar mascavo e mel para reduzir, feito isso reserve. Montagem do medalhão: retire o frango triturado da geladeira salgue a seu gosto, em uma tábua coloque o aro em preencha-o pela metade com o frango, pique bem os damascos e coloque um pouco sobre o frango, cubra com uns pedaços de queijo Brie e coloque outra camada de frango, prense e passe-o para assadeira levemente untada com óleoque irá ao forno, uma vez na assadeira coloque a tira de bacon em toda sua volta se quiser use palitos para prendê-lo ao medalhão, pincele a parte superior do medalhão e salpique gergelim claro e negro e leve para assar em fogo pré-aquecido a 200 °C por cerca de 20 minutos ou até que estejam dourados.

Tempo de preparo: 1 hora (mais o tempo de geladeira)

Rendimento: 5 medalhões (depende do diâmetro do aro, eu usei o de 8,5cm)

Dificuldade: Média


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...