terça-feira, 7 de abril de 2015

Doçuras pelo mundo: Pandoro con crema al Limoncello.

(Pandoro con crema al Limoncello - Foto: Meg Mamede)

Hoje trazemos a receita de uma sobremesa que os italianos costumam preparar no Natal, apesar de estarmos em plena Páscoa resolvi postar porque uma amiga italiana tinha um pandoro e me ensinou como preparar o creme que o acompanha. Essa receita como disse antes é um clássico degustado após as refeições natalinas. 

O panetone muito comum no Brasil é diferentre do pandoro pois este não leva frutas cristalizadas, enquanto o primeiro é natural de Milão, o pandoro surgiu em Verona, em 1800. Sua forma é abobadada com formato de estrela e em sua versão original é polvilhado de açúcar de confeiteiro antes de ser servido. Na Sicília, região sul da Itália, é comum servirem o pandoro con crema allo zabaione e em outras partes da Itália, como na região da Emilia-Romagna, con crema a la limoncello.

Preparar um pandoro do zero é mais complicado, sua massa é muito macia e de cor dourada, seu sabor é delicado e refinado. Para ser mais prático compre um pandoro pronto, nós utilizamos um pandoro da Bauducco e preparamos um delicioso creme caseiro com Limoncello (licor de limão produzido originalmente no sul da Itália, especialmente na região do golfo de Nápoles, na Costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, mas também é produzido na Sicília e na Sardenha, feito à base de limão, álcool, água e açúcar). O creme é muito simples de fazer, o resultado é bonito de ver e bom de saborear, especialmente se acompanhado de um Passito Bianco vinho de sobremesa ideal para acompanhar bolos secos e biscoitos.

Vamos a receita...

Ingredientes:

1 Pandoro
500 g de queijo mascarpone ou cream cheese
100 ml de Limoncello
50 ml de leite
50 ml de nata 
Raspas de um limão siciliano
60 g de açúcar
(Preparo do pandoro con crema al Limoncello - Fotos: Meg Mamede)
Modo de preparar:

Junte o leite, o açúcar e a nata e leve ao fogo para dissolver, não precisa ferver, desligue e deixe esfriar. Num bowl (recipiente arredondado) coloque o mascarpone (ou cream cheese) e vá incorporando o limoncello aos poucos, coloque as raspas de limão (reserve um pouco para finalizar a apresentação) junte o creme que foi levado ao fogo (que deve estar frio) misture tudo e bata com um fouet (aqueles batedores de clara em neve) até virar um creme uniforme, depois leve a geladeira para gelar um pouco. Em seguida pegue o pandoro e corte-o em fatias de 15 a 20 mm. Para montagem: coloque uma fatia de pandoro e uma camada de creme sucessivamente, sempre alternando a posição da fatia de pandoro para que as pontas da estrela fiquem desiguais, cubra com o restante do creme e salpique raspas de limão siciliano por cima e ao redor do prato.


Rendimento: de 6 a 8 pedaços

Tempo de preparo: 30 minutos

Dificuldade: Fácil



Próxima doçura: Pamonha em folha de Caeté (Brasil)

Doçura anterior: Dulce de Leche (Uruguai)


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...