domingo, 22 de março de 2015

Mousse de abacate com merengue de limão.

(Mousse de abacate com merengue de limão - Foto: Meg Mamede)

No Brasil é muito comum associarmos o abacate a receitas doces e vitaminas, diferente do uso comum do fruto em outros países da América do Sul e Central que o utilizam em saladas e no preparo da deliciosa guacamole, receita mexicana famosa. 

O abacate esteve muito presente na minha infância, no sítio da família uma das árvores mais frondosas era o abacateiro que ficava bem em frente a modesta casinha da minha avó. Uma árvore tão alta que para colher seus frutos tínhamos que recorrer a grandes taquaras ou outro tipo de galho de árvore para alcançar os abacates. Comi muito abacate com limão e açúcar, eu adorava.

O abacate é o pseudofruto comestível do abacateiro (Persea Americana), uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada em regiões tropicais, inclusive nas Ilhas Canárias e na Ilha da Madeira. O abacate é rico em gordura boa do tipo monoinsaturada como o omega 3, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico, alimento indicado para melhorar a circulação sanguínea e na prevenção da anemia.

Neste fim de semana resolvi fazer algo saboroso com um abacate grande e maduro que eu tinha em casa, não queria fazer só um creme, então peguei uma receita de mousse e adaptei para o abacate, mas queria mais, então resolvi fazer um merengue de limão para completar a sobremesa. Ficou divino!

Ingredientes:

Mousse
1 abacate grande maduro
2 claras 
Suco de 1/2 limão Taiti
2 colheres (sopa) rasa de açúcar
2 colheres (sopa) de Nata 

Merengue
1 xícara de água
2 xícaras de açúcar
3 claras  
Raspas de limão

(Mousse de abacate e merengue de limão - Fotos: Meg Mamede)


Modo de preparo:

Mousse: Bata duas claras em neve e reserve. Abra o abacate e retire toda sua polpa com o cuidado de não trazer para o mousse aqueles fiapos que alguns tipos de abacate tem, com um garfo amasse bem, adicione o açúcar, o suco de limão e a nata e misture tudo. Em seguida acrescente as claras em neve misture e volte a bater na potência mínima com o fouet do mixer ou na batedeira mesmo, até que o creme esteja homogêneo e mais consistente. Distribua o creme em copos, taças ou outro recipiente que queira, cubra com filme plástico e coloque para gelar por pelo menos duas horas. Merengue: Bata as três claras em neve, deixe na batedeira mesmo. Em uma panela coloque a água e o açúcar e mexa em fogo alto até o ponto de calda. Raspe o limão sobre as claras em neve, acrescente a calda ainda quente e bata em potência máxima por 15 minutos ou até que a mistura atinja o ponto de merengue. Leve a geladeira para gelar coberto com filme plástico. Utilize uma manga com o bico de sua preferência para decorar com merengue, polvilhe raspas de limão e sirva em seguida.

Dica: O mousse deve ser consumido no mesmo dia do preparo pois o abacate tende a escurecer e alterar seu sabor, perdendo o frescor. Já o merengue que sobrar você pode deixar na geladeira para depois preparar uma xícara ou caneca de café com leite, completando-a com merengue e uma pitada de canela, fica uma delícia.

Tempo de preparo: 40 minutos (mais o tempo de geladeira)

Redimento: de 4 a 6 taças 

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...