terça-feira, 3 de março de 2015

“Eu vejo flores em você...”

(Salada de folhas verdes, figos frescos e flores comestíveis - Foto: Meg Mamede)

No Brasil o uso das flores comestíveis na culinária ainda é algo recente, salvo o uso medicinal de algumas espécies que as nossas avós souberam explorar bem, eu mesma tomei muito chá de Rosas e muito néctar de Hibisco. 

Em geral encontramos flores nas letras das músicas, nos arranjos decorativos, nos jardins, etc.. E porque não aproveitar algumas espécies comestíveis para finalizar pratos, drinques, molhos e no preparo de geleias. Em alguns países o uso de flores na culinária é algo comum, mas, aos poucos vamos nos acostumando com o sabor e a textura de mais essa opção na cozinha.

Hoje em nossa aula fizemos mais saladas, a que ilustra nosso post é uma salada de figos frescos com folhas verdes, queijo parmesão e flores comestíveis em duas apresentações... tudo muito simples e fácil de fazer. O diferencial fica por conta da apresentação, usar a criatividade na hora de montar o prato e finalizá-lo.

Então vamos a nossa salada de hoje.

Ingredientes

Salada
½ alface americana
½ alface romana
½ alface roxa
½ maço de endívia
½ radicchio roxo
4 figos frescos cortados em lâminas na vertical ou em cruz
Flores comestíveis (de sua escolha)

Molho
1 copo de iogurte natural integral
1 colher (sopa) mostarda Dijon
1 pitada de noz moscada
1 colher (sopa) de mel
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto


(Salada de folhas verdes, figos frescos e flores comestíveis - Foto: Meg Mamede)


Modo de preparar:

Molho: Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea, prove antes de acrescentar à salada. Salada: Higienize todas as folhas, seque-as em um centrifuga manual, depois corte com as mãos em pedaços que possam ser levados à boca (isto é: não deixe os pedaços muito grandes), misture as folhas ou faça camadas sobrepostas delas no recipiente onde for servi-las (se não for servir na sequência, deixe-as na geladeira para não murchar). Finalize juntando os figos, o queijo parmesão, as flores e o molho, distribua os ingredientes sobre a cama de folhas como sua criatividade mandar e reserve a sobra do molho caso alguém queira ser servir de mais.

Dica: Caso não queira usar os figos ao natural, eles podem ser cortados e selados com um pouco de manteiga, para fazer isso cortes em lâminas grossas ou em cruz, use uma frigideira com fundo grosso, deixe esquentar bem para derreter a manteiga e untar o fundo para em seguida selar rapidamente os figos.


Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 6 a 8 pessoas

Dificuldade: Fácil


*Sugestão de leitura, o livro: Pancs – Plantas Alimentícias não Convencionais do Brasil de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, lançado em 2014 pela Editora Plantarum.

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...