quarta-feira, 4 de março de 2015

Doçuras pelo mundo: Roscón de Reyes

(Roscón de Reyes - Foto manipulada a partir de imagem do Google)


Pela Espanha foram muitas as doçuras provadas, de Gotxua à Tarta de queso y fresas, passando pelo Pastel de San Blas e a Crema Catalana. Mas, algo ficou na minha memória como mais que uma doce lembrança marcando o inicio de dias muito felizes vividos num pequeno pueblo no norte da Espanha, me refiro ao Roscón de Reyes, algo simples, repleto de tradição e simbologia. Trata-se de uma rosca doce (tipo as nossas tranças e pães doces) enfeitado com laranja cristalizada e outros confeitos coloridos. É o significado da data e o ritual de degustação que faz desse simples pão doce algo tão especial.

A tradição de celebrar o Dia de Reis (Gaspar, Melchior e Balthazar, os três reis magos que chegaram à Belém, segundo a tradição cristã, para ver o menino Jesus e o presentearam com ouro, incenso e mirra) no dia 06 de janeiro de cada ano, data que coincide com o final das festas natalinas (Epifânia), ocasião em que as famílias católicas da Espanha (tradição estendida para algumas partes da América espanhola com a chegada do colonizador) costumam iniciar o dia partilhando algo que chamam de Roscón de Reyes (Rosca de Reis). Dentro da rosca está escondida uma miniatura do menino Jesus e quem recebe a fatia com ele é coroado Rei ou Rainha.

Mas são as crianças que aguardam esse dia com ansiedade já que na Espanha e em algumas de suas ex-colônias, diferente do Brasil (cuja colonização foi portuguesa) é nessa data que elas recebem os presentes equivalentes aos nossos presentes de Natal. É na madrugada do dia 6 que os presentes são deixados na casa pelos Reis Magos em retribuição ao bom comportamento de cada uma delas. Eu presenciei isso de perto na pequena Orduña durante os festejos de Reis, bem como a alegria da criançada esperando o Oletxero no Natal... mas, isso é história para outra postagem.



Próxima doçura: Doce de Leite (Uruguai)

Doçura anterior: Pastéis de Belém (Portugal)


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...