sexta-feira, 6 de março de 2015

Cinema que sabe a vinho e as delícias mediterrâneas.

(Imagem_Google Imagens)

Nesta semana em nossa fanpage comentamos algumas produções com enfoque no vinho, um filme italiano ficcional e um documentário produzido nos EUA que trata da produção e evolução do vinho Malbec argentino. Já o terceiro filme traz a divertida história de Bombolini (personagem de Antony Queen) às voltas com os problemas de Santa Vittoria, Itália, no final da 2ª. Guerra Mundial e, o último filme traz todo sabor e sedução da comida mediterrânea espanhola.

Tanto “Vinodentro”, quanto “Boom Varietal” são filmes lançados recentemente em Festivais de Cinema Internacionais, sendo que o primeiro esteve presente na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo do ano passado, porém, como temos comentado aqui a maioria desses filmes não chegam aos cinemas brasileiros. Já os outros dois títulos podem ser encontrados em locadoras ou vistos online no youtube.

Ver um filme ou ler um livro é muito bom, mas nada substitui o prazer de degustar um vinho ou uma comida in loco, por isso se você tiver a oportunidade de viajar à Mendoza na Argentina, Barcelona na Espanha ou para qualquer cidade italiana não hesite em fazê-lo e uma vez lá, lembre-se: “em Roma, como os romanos” prove a comida deles, vá aos lugares que eles vão, etc., só assim você poderá dizer que conhece um pouco da cultura do “outro” e viver o verdadeiro turismo de experiência.

Vamos aos filmes da semana...


26/02/15 E por falar em vinho... o filme "Vinodentro" de Ferdinando Vicentini Orgnani (Itália, 2013) sem previsão de estréia por aqui, esteve presente na 38. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e conta a história de Giovanni Cuttin (Vicenzo Amato) que ao sentir o primeiro gole do vinho tem a vida mudada. De um tímido funcionário de banco, ele se transformou, após três anos, no escritor especialista em vinho mais renomado da itália. Sua vida agora se divide entre degustações públicas, conferências e apresentações de seu livro autobiográfico. Até que uma bela mulher com um passado misterioso surge em sua vida. Sob pressão, Giovanni terá que refletir sobre as decisões que tomou nos últimos anos. (categoria: pipoca)


04/03/15 - "Boom Varietal" é um documentário de Sky Pinnick (EUA, 2011) lançado no Oregon Film Festival. O filme trata do boom do vinho Malbec na Argentina e como ele está crescendo em popularidade. O burburinho entre os conhecedores de vinho e novatos, tem nome: Malbec, originária da França a uva Malbec encontrou sua casa na América, seu terroir perfeito no clima argentino seco. Sua popularidade cresceu nos EUA e no mundo, revivendo um varietal que quase se perdeu. O filme irá inspirar não só o seu paladar, mas um amor pela rica cultura da Argentina. (categoria: pipoca)


05/03/15 - "The Secret of Santa Vittoria" título no Brasil e Portugal "O Segredo de Santa Vitória" dirigido e produzido por Stanley Kramer (EUA, 1969) é um filme baseado no romance homônimo de Robert Crichton. O filme tem grandes nomes do cinema como Anthony Quinn e Anna Magnani. Em um cenário do final da Segunda Guerra Mundial, a cidade italiana de Santa Vitoria, que vive longe de algum envolvimento com a guerra, recebe a notícia que o exército fascista se rendeu e que Mussolini foi deposto. Então, Bombolini (Anthony Quinn) o bêbado da cidade, é nomeado prefeito após uma manifestação atrapalhada. A partir desse momento a cidade vive uma corrida para tentar salvar o único bem produzido por eles, o vinho, das mãos dos nazistas alemães. (categoria: pipoca)


06/03/15 - "Dieta Mediterranea" filme de Joaquin Oristrell (Espanha, 2008) é um daqueles filmes deliciosos no sentido sensual, ops! quero dizer literal, que conta a história de Sofia (Olivia Molina) nascida prematuramente, em uma barbearia rodeada de homens. Nos quinze anos seguintes ela vive em meio às mesas e fogões do restaurante de seus pais. Já adulta, se casa com Toni (Paco León) e com ele tem três filhos. Só que, ao mesmo tempo em que ama seu marido, se apaixona por Frank (Alfonso Bassave), o agente que todo artista gostaria de ter. Com Frank ela aprende os segredos da gastronomia. Logo o trio firma um acordo profissional, que altera a forma de cozinhar de Sofia. Um filme divertido, sensual e apetitoso. (categoria: pipoca)


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...