terça-feira, 10 de março de 2015

A Cozinha a Nu de Santi Santamaria.



"Troco chef por tomates frescos"


Coincidência ou não o círculo se fecha num mesmo pensamento, quero dizer que... há correntes em todos os segmentos das ciências e na gastronomia não seria diferente, dependendo da linha de pensamento sempre esbarramos com alguns ou com os mesmos nomes. 

Dia desses postei num grupo de estudantes de gastronomia do facebook uma entrevista com o sociólogo brasileiro Carlos Alberto Dória na qual ele falava sobre a construção e identidade da culinária brasileira, e um dos membros do grupo me indicou outro nome, o do cozinheiro espanhol (que tinha aversão a ser chamado de Chef) Santi Santamaria, um cara fantástico que defendia com unhas e dentes ou seria com... cuchillo e inteligência a cozinha tradicional em contraposição ao que ele chamava de cozinha tecnoemocional e molecular, frebre na Espanha e no mundo. 

Infelizmente Santamaria faleceu subtamente em 2011 em Singapura deixando uma lacuna, seguidores e alguns livros, e é um deles "A Cozinha a Nu" (original: La cocina al desnudo) lançado pela Editora Senac-SP em 2009 com texto de apresentação de quem? De Carlos Alberto Dória. Livro que apresento hoje no blog.




Autor: Santi Santamaria

Editora: Senac-P

SinopseSanti Santamaria, o cozinheiro espanhol com mais estrelas Michelin, apresenta um livro atípico e sugestivo, sem receitas mágicas, mas salpicado de recordações e referências pessoais e profissionais, escrito à margem das modas imperantes e contra a cozinha-espetáculo por alguém que passou a vida toda entre fogões e que, acima de tudo, ama a cozinha mediterrânea. Ele pretende estimular o diálogo, abrir um debate público sobre o futuro da nossa gastronomia e agitar as consciências de uma cidadania anestesiada que, na opinião do autor, em muitos casos parece ter renunciado à qualidade e ao gosto pela comida.


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...