terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Sobremesa diet... “Coulis de manga e creme de chocolaaaateee*

(Sobremesa Diet: Coulis de manga com gengibre e creme de chocolate - Foto: Meg Mamede)


As sobremesas sem açúcar ou com açúcar de frutas, mel ou adoçante culinário estão virando mania aqui em casa. Dia desses fiz a feira, comprei manga e esqueci na geladeira. Hoje eu resolvi fazer uma sobremesa simples e rápida com a tal manga que já estava bem madura, fiz então uma base de coulis de manga com gengibre e usei aquele pó para pudim de chocolate da Lowçucar para fazer um creme de chocolate com uma pitada de pimenta Caiena, servi em um copo de servir “Margaritas” para dar um charme à apresentação.

Vamos à receita...

Ingredientes:

1 cx de pudim de chocolate 30g (Pudim Lowçucar Zero Açúcares – Sabor Chocolate)
500 ml de leite desnatado (eu usei semi-desnatado) 
1 pitada de pimenta Caiena (opcional)
1 manga grande madura picada em pedacinhos
1 pedaço pequeno de gengibre descascado e ralado
25 g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) rasa de adoçante culinário (usei o da Lowçucar)
½ xícara de água

Modo de preparar:

Numa frigideira derreta e manteiga e junte o adoçante culinário (tenha paciência, pois ele demora um pouco mais a dissolver que o açúcar) acrescente um pouco de água e mexa, quando começar a formar uma calda coloque a manga e o gengibre ralado, misture bem e deixe até que a manga derreta e a mistura fique mais espessa como se fosse um purê. Se preferir bata a mistura para obter um coulis homogêneo, eu optei por usá-lo assim e sentir os pedacinhos da fruta na hora de comer. Em seguida despeje um pouco do coulis no copo, taça ou recipiente escolhido deixando espaço para o creme de chocolate (ou outro creme) e deixe esfriar. Em seguida pegue uma leiteira refratária coloque o pó de pudim de chocolate acrescente o leite e dissolva bem, depois acrescente uma pitada de pimenta Caiena (opcional), só quando a mistura estiver sem bolhas ligue o fogo e mexa sem parar, de preferência com uma espátula de silicone, até que engrosse e vire um creme. Feito isso complete a taça com o creme de chocolate e finalize com um pouco de coulis para decorar, deixe esfriar e leve em seguida para geladeira para que o creme fique firme. Sirva gelado.


Tempo de preparo: 30 minutos (mais o tempo de geladeira de 2 a 3 horas pelo menos)

Rendimento: 4 porções (como na foto e um copo de 200g de coulis de manga de sobra)

Dificuldade: Fácil


*O título deste post faz referência ao bordão mais conhecido das arquibancadas de Curitiba, com a volta do sorveteiro Antenor Antunes aos estádios da capital paranaense já se pode ouvir novamente o famoso “Coco, manga e chocolaaate...”

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...