quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Manteiga aromatizada ou Manteiga Maître d'hotel.

(Manteiga Aromatizada - Foto: Meg Mamede)

Dias atrás postei um escalope de mignon com manteiga aromatizada (também chamada de manteiga Maître d'hotel) uma receita simples, que nada mais é que uma manteiga composta, um coringa na cozinha porque você pode servi-lá na entrada com torradinhas, pode coloca-lá sobre carne, frango ou peixe grelhados, chapeados ou assados, em uma massa para que derreta e libere o sabor e aroma ou para enriquecer o sabor de algum molho.

A receita é a coisa mais fácil do mundo, fica a critério do paladar de quem a prepara fazer as combinações com ervas aromáticas (salsinha, tomilho, alecrim, coentro, manjericão, etc.), alho (opcional) sal e pimenta do reino a gosto e limão. É só usar a criatividade.

Na minha receita eu coloquei o que tinha à mão e fresco...

Ingredientes:

200 g de manteiga integral sem sal
1 dente de alho
Tomilho
Manjericão
1 limão Taiti pequeno
Sal a gosto
Pimenta do Reino moída na hora a gosto
Filme plástico de cozinha

(Ingredientes e preparo da manteiga aromatizada - Fotos: Meg Mamede)


Modo de preparar:


A manteiga deve ser tirada um pouco antes da geladeira para que a deixemos em ponto de pomada, isto é mais cremosa. Lave as ervas e seque-as bem com papel toalha antes de cortar, pique bem miúdo (como uma moagem quase) e se for usar o alho pique bem miúdo também. Coloque a manteiga num bowl (recipiente redondo onde você pode mexer e misturar os ingredientes), acrescente o suco de limão e misture até ficar homogêneo, depois acrescente as ervas e o alho e misture, prove e acrescente o sal e a pimenta para finalizar. Feito isso corte um pedaço de filme plástico de cozinha e enrole a manteiga como um embutido e leve ao freezer ou congelador.

Dica: Essa manteiga dura meses se congelada, então, quando fizer variações etiquete com a data e indicação do que usou no preparo.


Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: De acordo com a quantidade de manteiga e embalagem final

Dificuldade: Fácil


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...