segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Mais um giro “Food Films”, desta vez pela Europa.

Na semana passada postamos sobre as produções asiáticas, filmes com temática gastronômica oriental. Hoje trazemos alguns filmes produzidos na Europa, dois deles recém saídos do forno, ambos acompanham momentos de Chefs celebridades.

O documentário holandês "Sergio Herman, Fucking Perfect" de Willemiek Kluijfhout (Holanda, 2014), da mesma diretora de "Mussels in Love" (2013), foi um dos filmes citados num artigo do Jornal Valor Econômico, intitulado “Hora de comer, hora de filmar”, já o outro filme “Cooking up a tribute” de Luis González e Andrea Gómez (Espanha, 2014) estreou mundialmente no 65º. Festival de Cinema de Berlin – Berlinare – e relata o giro gastronômico que os irmãos Roca: Joan, Josep e Jordi, proprietários do famoso restaurante "El Celler de Can Roca", fizeram por quatro países após fecharem temporariamente seu famoso e premiado restaurante na Espanha.

Além desses dois documentários trazemos mais dois filmes muito divertidos, o italiano "Tutte le donne della mia vita" de Simona Izzo (Itália, 2006) e o francês "Paulette" de Jérôme Enrico (França, 2012).

Como veem a comida está obtendo cada vez mais espaço nas produções cinematográficas, deixando de ser apenas um elemento que compõem cenas para ganhar protagonismo.



15/02/15 - Acaba de sair do forno o filme documentário "Cooking up a tribute" de Luis González e Andrea Gómez (2014, Espanha) em estréia mundial no Festival de Cinema de Berlin, o 65th Berlinale que termina hoje. No documentário produzido pelo BBVA, um road (cooking) movie os irmão Roca: Joan, Josep e Jordi, proprietários do famoso restaurante "El Celler de Can Roca", conscientes da necessidade de abrir as portas de sua "cozinha" para o mundo e na busca continua pela inovação, tomam uma decisão sem precedentes fechando as portas do restaurante para transformá-lo num restaurante itinerante em viagem por 4 países, 6 cidades, 50.000 pratos e mais de 2.700 comensais, contando ainda com 56 novas preparações, 200 ingredientes, 29 vinhos em cada menú. (categoria: pipoca)


13/02/15 - Agora é a vez do cinema italiano em "Tutte le donne della mia vita" de Simona Izzo (Itália, 2006). David (Luca Zingaretti) é um chef de renome internacional que por sua alma inquieta nunca quis ter compromisso abrindo seu próprio restaurante, muito menos criando laços familiares. Quando demitido do restaurante onde trabalhou por anos por causa do relacionamento que mantinha com a esposa do proprietário, ele volta para sua Stromboli natal (uma pequena ilha ao norte da costa da Sicília), onde sofre um acidente de mergulho. Dentro de uma câmara hiperbárica ele relembra os momentos mais importantes de sua vida, em especial com as mulheres com as quais se envolveu. A começar por sua mãe, Dorothy (Lisa Gastoni) mulher agora dedicada apenas ao cuidado de gatos e gaivotas, Monica (Vanessa Incontrada) talvez a mulher mais importante na sua vida, com a qual teve seu filho Thomas, Isabella (Rosalinda Celentano) com quem por décadas mateve uma relação quase exclusivamente epistolar, Stefania (Michela Cescon) e suas muitas peculiaridades das quais ele não é capaz de esquecer. O incidente em Stromboli o faz refletir sobre as coisas mais importantes em sua vida, inclusive sobre a descoberta de que seu verdadeiro pai, de quem herdou toda a sua criatividade, é na verdade outra pessoa. David, pela primeira vez começa a tomar decisões importantes, as que no passado lhe tinham escapado como: a de abrir o seu próprio restaurante em Stromboli, lugar onde ele nasceu e onde passou sua infância, e a de se tornar um pai mais presente. O filme é inspirado na vida de Filippo La Mantia, o ex Chef do Hotel Majestic Roma. (categoria: pipoca)


09/02/15 - O cinema francês dá as caras por aqui com o filme "Paulette" de Jérôme Enrico (França, 2012), uma comédia das boas. A protagonista, Paulette, que dá nome ao filme é uma senhora aposentada que vive sozinha num bairro de habitação social e recebe uma magra pensão, com a qual tem dificuldade para chegar ao fim do mês. Uma noite ela se dá conta dos estranhos negócios que decorrem no seu prédio. É aí que decide se lançar na venda de haxixe e, como no passado foi uma reputada confeiteira, aproveita seus conhecimentos e encontra formas originais de começar seu novo negócio. Esse enredo me lembrou outro filme, a também comédia, "O barato de Grace" de Nigel Cole (Reino Unido, 2000). Além das atrizes francesas Bernadette Lafont e Dominique Lavanant, o elenco conta com a participação da atriz espanhola Carmen Maura. Filme pipoca, diversão garantida. (categoria: pipoca)


08/12/15 - A alta gastronomia do chef holandês que recebeu três estrelas no "Guia Michelin" é tema do documentário "Sergio Herman, Fucking Perfect" de Willemiek Kluijfhout (Holanda, 2014), diretora de "Mussels in Love" (2013). O filme esteve na última edição do "Culinary Zinema" que acontece em San Sebastian no País Basco, Espanha, e mostra o Chef em sua rotina, planejamento e na busca pela perfeição a cada dia. O restaurante "Oud Sluis" apresenta pratos elaborados a partir de receitas inspiradas tanto pela culinária de seu pai, mais tradicional, quanto pelas moleculares misturas da alta cozinha de Ferran Adria do elBulli. No entanto, a beleza e o sucesso da arte culinária tem um lado negativo e por isso o Chef. Sergio Herman sente que precisa parar, deixar o seu restaurante de três estrelas para cumprir todos os seus sonhos. (categoria: pipoca)


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...