quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Guacamole. iDale México!

(Guacamole - Foto: Meg Mamede)

Hoje no curso de cozinha continuamos no preparo de molhos contemporâneos. Fizemos molho de estragão, catchup caseiro, molho pesto, molho barbecue, molho relish, molho beurre blanc e beurre rouge, salsa mexicana e guacamole. Como é de costume degustamos tudo antes de voltar para casa, a guacamole e a salsa mexicana fizeram a alegria daqueles que gostam da picância peculiar da culinária mexicana.

Durante o preparo do molho que leva estragão um perfume adocicado que pode lembrar outros aromas doces de acordo com a memória gustativa e olfativa de cada um, tomou conta da cozinha, um molho que acompanha bem grelhados e porque não uma massa. A dica é usar com parcimônia para que o aroma e sabor da erva não anule os outros ingredientes do molho.

(Molho de Estragão, Catchup, Barbecue e Pesto - Fotos: Meg Mamede)

Na aula os molhos foram divididos por bancada e cada um do grupo fez uma das receitas, enquanto os demais acompanhavam. Hoje eu fiz o molho barbecue e descobri que o segredo para dar aquele ar defumado ao molho é um produto chamado Liquid Smoke ou  fumaça líquida*, que pode ser comprado em lojas especializadas em produtos para churrasco ou em algum box dos mercados municipais.

Agora vamos à receita da Guacamole.

Ingredientes:

1 abacate maduro
2 tomates picados em cubinhos pequenos
1/2 cebola picada
2 pimentas dedo-de-moça picadas (se quiser mais picante use a pimenta Jalapeño)
1 colher (sopa) de coentro bem picado
1/2  pimentão verde sem sementes picado
2 colheres (sopa) de suco de limão
Azeite
Sal a gosto

Modo de preparo:

Abra o abacate e retire o caroço, com uma colher retire a polpa e em seguida amasse-a com um garfo. Junte os demais ingredientes e mexa, em seguida acrescente o sal e a pimenta. Depois adicione o suco de limão e o azeite. Sirva em seguida acompanhado de algum salgadinho de milho ou tortillas de milho caseira.


Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: de 4 a 6 pessoas

Dificuldade: Fácil


* Fumaça Líquida é um produto obtido da condensação em solvente da fumaça e vapores obtidos pela queima da madeira. A fumaça líquida proporciona sabor, aroma e cor de defumado ao alimento.



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...