quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Eu tinha cinco Manjus, mas eu comi!

(Yaki Manju - Foto: Meg Mamede)

Para quem gosta ou não da culinária japonesa, o Yaki Manju, esse bolinho de feijão é uma opção bem interessante e saborosa. São bolinhos doces feito com Anko, uma pasta de feijão Azuki (leguminosa originária do Japão utilizada no preparo de doces e pratos salgados, boa opção também para o preparo da feijoada vegetariana) ou feijão vermelho. Essa pasta é utilizada nas culinárias japonesa, chinesa e coreana, e é preparada a partir do cozimento dos feijões (com ou sem casca) adicionando-se açúcar ou mel.

Desde criança esses bolinhos estão presentes na minha vida, afinal nasci em uma cidade onde a colônia japonesa tem grande representatividade e aprendi a apreciá-los ainda na infância. O Anko, pasta de feijão que serve de base para o Manju é utilizado também em outros doces japoneses e está presente em muitas das festas orientais que acontecem no Brasil, no Akimatsuri de Mogi das Cuzes-SP, no Hamatsuri ou Festa das Flores que acontece no bairro da Liberdade na cidade de São Paulo, no Haru Matsuri de Curitiba-PR, e em outras celebrações espalhadas pelo país.

Sempre que vou à feira acabo trazendo uns Manjus para casa, qualquer dia desses vou testar esta receita e postar o resultado na nossa fanpage.


Ingredientes:

Anko (doce de feijão)
300 gramas de feijão azuki ;
1 ½ copo de açúcar cristal;
1 pitada de sal
Massa
500 g de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de margarina
água morna

Modo de preparar:

Anko - Lave o feijão e deixe-o de molho por umas cinco horas pelo menos. Depois cozinhe-o na panela de pressão por cerca de 30 minutos.Espere esfriar e bata todo o feijão no liquidificador, em seguida retire o líquido da massa espremendo-a com um pano limpo, depois leve ao fogo com o açúcar e o sal mexendo até forma uma pasta uniforme, deixe esfriar e faça pequenas bolinhas que servirão para preencher a massa.

Massa - Bata os ovos, acrescente o açúcar e a margarina e misture bem, depois coloque os demais ingredientes. Adicione água morna até obter uma massa tenra. Faça bolinhas e recheie-as com o doce de feijão (Anko) feche-as bem. Coloque os bolinhos em uma assadeira untada, pincele-os com gema de ovo e manteiga para ficarem dourados.

Dica: Antes de pincelar os Manjus, faça desenhos com forminhas (moldes) compradas em casas de produtos japoneses, assim eles ficarão iguais aos da foto.



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...