terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Aguçando os sentidos na cozinha: Visão.

(Foto manipulada a partir de imagem do Google)

Verdade seja dita, essencialmente um prato tem que estar saboroso, com os ingredientes equilibrados e harmônicos entre si, mas para quem quer ir além do usual na cozinha, quem gosta da alquimia que os alimentos proporcionam seja através do sabor, do aroma, da textura, da cor e forma, o indicado é caprichar na apresentação. O prato pode ser simples, saboroso e lindo! É nesse momento que entra nossa criatividade e um pouco de técnica também.

Hoje em dia é tão fácil conseguir informação sobre quase tudo e muito rapidamente na internet, assim que com uma olhada rápida na geladeira e em alguns links apresentados no Google podemos impressionar a família e amigos revisitando pratos e receitas, alterando a ordem de alguns ingredientes e transformando um almoço ou simples encontro em uma experiência gastronômica digna de fotos e elogios.

Comigo já aconteceu de receber amigos em casa e como tenho o hábito de servir empratatos, muitas foram às vezes em que antes de começarem a comer, os vi sacando o celular e fotografando a comida. Para quem cozinha com afeto, além da satisfação dos comensais, percebê-los surpreendidos pela apresentação não tem preço.

Hoje na aula de cozinha eu e uma colega de curso conversávamos sobre isso. Ela com uma preocupação maior, pois já atua no segmento e sente que às vezes a criatividade se esvai e nesse momento nada como conhecer técnicas para fazer as melhores combinações. Lembre-se que estamos falando aqui de cor, forma e textura, um exemplo disso é quando servimos sorvete com farofa doce, é comum salpicarmos a farofa sobre o sorvete ou dependendo da louça servir ao lado da bola de sorvete, mas se pararmos para pensar que a bola de sorvete pode derreter um pouco e escorrer no prato, podemos então optar por fazer uma cama de farofa e servir o sorvete por cima, assim evitamos que ela deslize. Simples né?

Mas não parei por aí, como sou uma apaixonada pela cozinha e por livros, resolvi procurar algum sobre técnicas de montagem e apresentação dos pratos e acabei encontrando um que me pareceu bem didático e interessante. Acabo de comprar o meu pela internet e não vejo a hora de recebê-lo, trata-se de “Segredos da Apresentação de Pratos: Food Styling Passo a Passo” de Jo Denbury e Cara Hobday.

O livro é um guia prático com fotos coloridas e instruções de apresentação de todos os tipos de pratos, desde a escolha da louça até os ingredientes necessários. A obra traz várias dicas e orientações que tornam o trabalho mais fácil e com acabamento profissional.  Todos os métodos apresentam indicação de nível de dificuldade, de modo que iniciantes possam começar pelas sugestões de pratos mais fáceis.  Um livro que revela passo a passo as técnicas empregadas por chefs de restaurantes sofisticados.

Fica a dica!





Livro: Segredos da Apresentação de Pratos: Food Styling Passo a Passo

Autores: Jo Denbury e Cara Hobday

Editora: Marco Zero








***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...