domingo, 8 de fevereiro de 2015

A tradição culinária oriental no cinema.

A culinária está mesmo em alta e a produção de filmes que envolvem a alimentação, os profissionais da restauração e a história de Chefs e restaurantes famosos aumentou e muito nos últimos anos.

Como sabe nosso blog tem uma lista extensa de filmes da categoria “Food & Wine Films” e para chegar a esses títulos temos pesquisado muito e trazido muita informação a partir de sites estrangeiros especializados em gastronomia e cinema, com isso notamos que países da Ásia, tais como Japão, China, Coréia do Sul, Taiwan e a Índia têm lançado muitos filmes e séries cujo tema principal é a comida. Quando não são produções locais, são produções ocidentais como é o caso da tradição culinária da Índia muito presente em filmes produzidos no Reino Unido, Canadá e EUA. 

Na última semana em nossa fanpage demos destaque a algumas dessas produções e hoje falamos delas aqui no blog.


03/02/15 - Filme "Girl’s Recipe" em japonês “Otome no Reshipi” de Mitsuhiro Mihara ( Japão, 2014), traz a história de um grupo de meninas do ensino médio em Shonai, Yamagata que tantam criar uma nova receita para ganhar um concurso de culinária da escola. Mas nem tudo sai como esperado, quando finalmente chegam a algo do qual estão orgulhosas, elas descobrem que seu prato é um pouco semelhante à receita de uma equipe rival. (categoria: pipoca)



03/02/15 - Série “The Gâteau Affairs” de Lam Chi Wah (Hong Kong, 2005). Trata-se de uma série da TVB de Hong Kong com 20 capítulos que conta a história de um talentoso mestre da pâtisserie, que de tão dedicado ao seu trabalho acaba por perder a esposa e filho que resolvem ir embora da cidade. Há algumas reviravoltas na vida do Chef, que não vou contar aqui, nem tudo é doçura na vida de Ko Gan. Apesar das grandes dificuldades que irá passar, ele continuará criativo e muito habilidoso na hora de preparar seus bolos, além do que a vida lhe reservará uma surpresa. (categoria: pipoca)

03/02/15 - Série em 13 episódios “Amour et pâtisserie” (Taiwan, 2013) , título em inglês “The Patisserie with no Name” é uma produção do canal PTS - Public Television Service – de Taiwan. A série traz a história, que se passa em uma confeitaria um pouco escondida em Taichung, de uma talentosa chef confeiteira que estudou em Paris na prestigiosa “Le Cordon Bleu” e depois de uma decepção amorosa resolve voltar a Taiwan e abrir a confeitaria. O ponto é que ela só faz três sobremesas diferentes a cada dia e cada dia é uma surpresa para o cliente que chega e tudo feito de acordo com humor da Chef que não anda dos melhores desde que rompeu seu relacionamento. No entanto, a vida tranquila na loja sofrerá mudanças com a chegada de um desconhecido e a volta do seu ex-namorado. (categoria: pipoca)


03/02/15 - Filme "Antique Backery" de Min Gyu Dong (Coréia do Sul, 2008). O Filme sul coreano é baseado no manga de Fumi Yoshinaga, que também tem uma versão em drama japonês chamada “Antique Cake Store”.  Kim Jin-hyeok herda a fortuna da família, tem dinheiro, charme e tudo que precisa para ser bem sucedido, exceto quando se trata de encontrar o amor da sua vida. Então, ele resolve abrir uma confeitaria, pois acredita que assim as mulheres aparecerão. Ele contrata Sun-woo, um confeiteiro talentoso que tinha uma queda por ele ainda na escola e com a ajuda de um ex-campeão de box e um guarda-costas a confeitaria é finalmente inaugurada. Os quatro belos e jovens homens vão agitar o bairro tranquilo onde a loja de bolos Antique está instalada. (categoria: pipoca)


03/02/15 – Série “Panda and Hedgehog” de Lee Min-Cheol (Coréia do Sul, 2012). Comédia romântica, produzida pela televisão sul-coreana em 16 episódios, que traz a história de um garoto órfão dono de um Café, Go Seung Ji, um confeiteiro de personalidade rude conhecido por “Hedgehog”e a descontraída e doce Pan Da Yang, ou simplesmente "Panda". Depois de conhecê-la Hedgehog a contrata para ser a nova confeiteira do Café Panda e juntos os dois trabalharão para fazer do Café Panda um sucesso, acabando com a padaria Saint-Honoré, sua maior concorrente. (categoria: pipoca)


03/02/15 - E por falar em confeitaria japonesa o filme "Yougashiten Koandoru" (Pâtisserie Coin de Rue) de Yoshihiro Fukagawa (Japão, 2011) conta a história de Tomura (Yosuke Eguchi) que foi um aclamado confeiteiro, mas que oito anos antes deixou tudo inexplicavelmente, e,desde aquela época leciona em escolas de culinária e escreveu um guia para os críticos de pastelaria. Já Natsume (Yu Aoi) é uma jovem que viaja de Kagoshima, interior do Japão, para Tóquio, para encontrar seu namorado. Ela acaba arrumando um emprego na "Patisserie Coin de rue" - uma confeitaria adminsitrada pelo casal Yuriko (Keiko Toda) e Julian (Nathan Berg). Na "Patisserie Coin de rue" Natsume trabalha com um patissier talentoso Mariko (Noriko Eguchi) que faz criações fascinantes. Enquanto que Tomura é agora apenas mais um confeiteiro, mas...seus encontros com Natsume trará mudanças para a vida de ambos.(categora: pipoca)


03/02/15 - Série "Pasta" (Hangul) de Queen Seondeok (Coreia do Sul, 2010). É uma produção da televisão sul-coreana em 20 episódios, outra comédia romântica local (do tipo que gostam os asiáticos), sobre o trabalho, os sonhos e as lutas da jovem Seo Yoo-kyung que aspira se tornar uma grande Chef de Cozinha e cuja paixão é a culinária italiana. Entre altos e baixos durante sua estada na cozinha do renomado restaurante La Sfera, ela terá mais que sucesso profissional. As confusões na cozinha e as surpresas do coração recheiam os capítulos da série. (categoria: pipoca)


07/02/15 - Filme "Jadoo" de Amit Gupta (Reino Unido, 2013) é uma comédia que gira em torno de dois irmãos, Raja e Jagi, ambos Chefs maravilhosos, que se desentendem e desfazem a sociedade. No clímax da briga eles chegam a rasgar o livro de receitas da família pela metade, um irmão recebe as entradas e o outro recebe os pratos principais. Eles acabam abrindo dois restaurantes na mesma rua, na Belgrave Road em Leicester, um em frente ao outro e se tornam rivais. O tempo passa e a história pode mudar, a filha de Raja, Shalini, tenta de tudo para fazer com que os irmãos se falem novamente. Ela inventa um plano para que os dois tenham que trabalhar em conjunto para cozinhar um banquete de casamento indiano perfeito. Muita confusão e riso garantido para quem assistir o filme. (categoria: pipoca)


07/02/15 - Filme "Tandoori Love" de Oliver Paulus (Alemanha, 2008) é uma comédia sobre as desventuras de um cozinheiro indiano chamado Raja na Suíça. O filme conta a história de um cozinheiro indiano e suas aventuras e desventuras nas montanhas suíças. O protagonista deixa o set de filmagem de um filme de Bollywood em uma aldeia rural na Suíça para trabalhar em um restaurante em Berna, onde a população se deleita com sua comida exótica. Mas o mais importante é a história de amor entre aquele homem e a mulher de seus sonhos, que passa a ser a noiva de seu novo chefe. Tomando elementos arquetípicos dos filmes de Bollywood, como a música e dança tradicional indiana, o diretor Oliver Paulus oferece uma comédia hilária com um único objetivo: a de divertir o público. (categoria: pipoca)


07/02/15 - Filme "Índia, Amor e outras delícias" de Pratibha Parmar (Reino Unido, 2006). O restaurante Taj pertence à família de Nina Shah, quando ele é parcialmente vendido, Nina junta forças com Bobbi, um drag queen de Bollywood, e com Lisa  que adquiriu metade do empreendimento. A única forma de mantê-lo aberto é vencendo um concurso de melhor comida indiana realizado na TV e o trio se prepara para encarar o desafio. Decidida a mostrar que é uma grande chef, ela inscreve o restaurante no concurso culinário. (categoria: pipoca)


07/02/15- “Today’s Special” de David Kaplan (2009) é uma comédia divertida para dias entediantes. Baseado num peça chamada “Sakina’s Restaurant” que fez muito sucesso em NY, o filme traz a história de Samir, um bem sucedido sous-chef de um restaurante badalado de Nova Iorque. Preterido para a função de Chef, porque o Chef atual acredita que lhe falte inspiração, e... olha que ele é tecnicamente muito bom, mas lhe falta alguma coisa. Irritado, ele pede demissão e resolve mudar radicalmente sua vida, momento em que seu pai, dono de um restaurante indiano, sofre um ataque cardíaco, isso faz com que Samir adie seus planos de viagem e aprendizado na França para assumir temporariamente o negócio da família. Esses acontecimentos mudam a percepção que Samir tem de sua própria vida e o faz compreender a importância da sua herança cultural e familiar, antes deixada de lado por ele. Como disse é um filme sem muitas pretensões, leve e divertido. (categoria: pipoca)


07/02/15 - "A 100 passos de um sonho" de Lasse Hallström (EUA, 2014). No sul da França, Madame Mallory (Helen Mirren) é uma respeitada e autoritária dona de um restaurante estrelado no famoso guia Michelin que está cada vez mais preocupada com um estabelecimento indiano, concorrente, que abriu do outro lado da rua do seu empreendimento. Ela trava uma verdadeira guerra contra o vizinho, mas aos poucos conhece o filho do seu adversário, Hassan Kadam (Manish Dayal), um garoto com verdadeiro talento para a culinária. Os dois tornam-se amigos, e Mallory passa a guiá-lo pelos conhecimentos da refinada gastronomia francesa, sem abandonar a tradição indiana, encorajando-o a alçar voos muito mais altos. (categoria: pipoca)


07/02/15 - A Cozinha de Stella, original "Cooking with Stella" (Canadá, 2009) do indiano Dilip Mehta, conta a história de uma Senhora que é contratada para cozinhar para os novos patrões canadenses: ela diplomata e o marido cozinheiro, que se mudam para Nova Délhi por conta do trabalho da mulher. Stella terá que ensinar os segredos da culinária indiana para Michael, o problema é que Stella tem um jeito todo seu para fazer as coisas, eu diria beirar o trambique. Sua tranquilidade será ameaçada pela babá que pode contar aos patrões sobre suas trapaças. Não sei se esse filme chegou aos cinemas brasileiros, mas ele esteve na programação de uma das Mostras Internacionais de Cinema de São Paulo há alguns anos atrás. Filme despretensioso e divertido. (categoria: pipoca)


07/02/15 - O filme "Cheeni Kum: a suggar free romance" de R. Balki (India, 2007) é uma comédia romântica que conta a história de um homem indiano mais velho e solteirão, cuja maior paixão é a cozinha e o seu badalado restaurante em Londres e uma jovem indiana, com personalidade muito diferente da do Chef, com um pai linha dura e mais jovem que o pretendente da filha. Não chega a ser um filme boliwoodiano no sentido estrito porque não é repleto de canções e gente alegre dançando por toda a parte, mas a cultura indiana está fortemente representada na culinária do Chef Kum, nos códigos e costumes da família da noiva. Diversão garantida. (categoria: pipoca)


07/02/15 - Filme "O Sabor da Magia" de Paul Mayeda Berges (Reino Unido, 2005). Tilo é uma mulher misteriosa, dona de uma loja de especiarias em Oakland, junto da baía de San Francisco, e possui o dom mágico de transformar seus ingredientes em poções para curar as pessoas. Porém há uma regra: Tilo jamais poderá provar alguma de suas receitas ou se apaixonar, caso contrário perderá seu dom. (categoria: pipoca)


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...