quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Vinho Barolo e muito mais em nosso giro gastronômico através do cinema.

O ano mal começou e o nosso blog está recheado de novidades, neste caso novidades da Sétima Arte em especial sobre documentários, uma categoria que cresceu muito nos últimos anos. Ando pesquisando o seguimento de Food e Wine Films há algum tempo e tenho me surpreendido com a quantidade de coisa boa que tem sido produzida mundo afora.

É importante que o cinema seja mais que diversão, é muito bom quando saímos leves e felizes de uma sessão de cinema, mas a reflexão também é muito bem-vinda, pois o que nos faz pensar nos faz evoluir.

Dos títulos a seguir três são filmes documentais, coincidentemente dois deles rodados na Itália e um nos EUA, já o quarto filme é uma ficção, uma comédia romântica produzida na Suécia.

Quero destacar aqui o documentário “Barolo Boys: The Story of a Revolution" (Itália, 2014) de Paolo Casalis, mesmo diretor de “Langhe Doc” (Itália, 2011), e Tiziano Gaia, o primeiro visitou nosso blog e gentilmente nos indiciou sua mais recente produção e me deixou com muita vontade de ver o filme na íntegra. Como tenho mencionado em outras postagens muitas das produções que indico aqui não são distribuídas no Brasil, mas podemos comprar algumas delas diretamente no site do filme, como é o caso de “Barolo Boys”, “Bella Vita” e “Cowspiracy” este em pré venda no Brasil.

Por enquanto, toda essa informação tem alimentado o desejo de realizar algo muito bacana aqui no Brasil que envolve cinema e alimentação, sobre o qual, em breve, vocês saberão mais. 



15/01/15Que legal o diretor do documentário "Langhe doc" Paolo Casalis acaba de visitar nosso blog agradecendo a divulgação do documentário e aproveitou para nos indicar outro filme documentário dirigido por ele e Tiziano Gaia que trata da produção do famoso vinho Barolo, "Barolo Boys: Storia di una Rivoluzione", título em inglês "Barolo Boys: The Story of a Revolution" (Itália, 2014). Pela primeira vez na tela dos cinemas, um filme que conta a história fascinante do vinho Barolo e como ele se tornou um fenômeno mundial. Hoje, um dos mais famosos vinhos tintos do mundo, mas que há 30 anos era desconhecido até mesmo em sua própria região de produção, a bela Langhe (nomeada Património Mundial da UNESCO), no noroeste da Itália. O atual sucesso do Barolo é devido, principalmente à coragem e iniciativa de um grupo de produtores de vinho de pequena escala, os chamados Barolo Boys. Nos anos 80, otimistas, esses enólogos mexeram com mundo e a tranquilidade do campo piemontês, provocando uma revolução no vinho italiano, criando uma polêmica acirrada entre diferentes gerações e diferentes formas de pensar. Após quase 30 anos, o que resta dessa experiência? Barolo Boys: a História de uma Revolução traça a trajetória curta, mas intensa de um grupo de produtores que indelevelmente mudou o mundo do vinho. Mais uma dica bacana que você só encontra aqui e quem sabe num Festival de Cinema? Aguarde! (categoria: pipoca)


13/01/15O Douro Film Harvest 2014 que aconteceu em dezembro em Portugal é um um festival inspirador e em sua 6a. edição trouxe filmes de várias partes do mundo, entre os filmes e documentários que têm as tradições do vinho e da comida como elemento importante na história apresentada, destaco "Bella Vita" (EUA, 2013) documentário de Jason Baffa, surfista e diretor que acompanha Chris Del Moro, surfista que nasceu na Itália e cresceu nos E.U.A, em uma viagem pela Itália em busca de ondas, vinhos e toda a tradição famíliar que remonta sua ancestralidade, numa jornada quixotesca. (categoria: pipoca)


13/01/15 - Outro filme exibido no Douro Film Harvest 2014 vem da Suécia "Små citroner gula", título em inglês "Love and Lemons" de Teresa Fabik (Suécia, 2013), uma comédia romântica sobre o amor, a amizade e a coragem que é preciso para seguir sonhos. O filme é baseado no romance de sucesso, com mesmo título, escrita por Kajsa Ingemarsson. Agnes é uma chef de cozinha que adora seu trabalho. Ela tem um bom emprego, um namorado que ama e um grande amigo que está sempre presente, porém, um dia tudo muda em sua vida e ela terá que enfrentar essas mudanças com coragem para voltar a sorrir. (categoria: pipoca)


12/01/15"Cowspiracy: The Sustainability Secret" documentário indigesto e necessário de Kip Andersen e Keegan Kuhn (EUA, 2014) com a participação de muitos especialistas em alimentos, sustentabilidade, cadeias produtivas e meio ambiente, entre eles o jornalista que esteve na FLIP 2014 Michael Pollan. Filme recém-lançado nos Estados Unidos, tem sido muito elogiado por grandes diretores ligados à causa animal. O filme é fruto de um ano de trabalho do cineasta Kip Andersen, que ficou intrigado com o fato de grandes ONGs ambientalistas ignorarem a causa número um da destruição do planeta. Ao ler relatórios oficiais da ONU a respeito dos impactos da pecuária sobre o meio ambiente, Andersen descobriu que ela é a principal causa da maioria dos problemas ambientais. Então, decidiu ir até as sedes das principais organizações ambientalistas do mundo para checar porque elas não falam sobre o assunto. O DVD está e pré venda, mas sem previsão de exibição em cinemas brasileiros. (categoria: abacaxi)

*** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...