segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Vamos de pintxos... em casa.

(Pintxos diversos_ Fotos: Meg Mamede e Google Imagem)


“Salir de pintxos” no Brasil é impossível, os costumes aqui são outros, as opções oferecidas nos restaurantes, o modo de preparar, os ingredientes e até a maneira de dispor essas delícias nos bares não são as mesmas que na Espanha, é como querer comer uma feijoada completa estando no País Basco. Eu que o diga vivi lá por dois anos. Mas é possível sim fazer algo bonito e “muy exquisito” para uma reunião de amigos em casa, seguindo a tradição de “tapas” muito comum em toda a Espanha e os pintxos algo do norte do país (Bilbao, Pamplona, Vitória-Gasteiz, Orduña, San Sebastian, Hondarribia, na verdade de todo o território Basco, seja na parte espanhola, seja na parte francesa).

Eu fiz uma seleção de fotos tiradas da internet e algumas feitas por mim para ilustrar este post e encontrei três receitas bem interessantes dchef Natália Tussi (do "Rambla" de Porto Alegre) para uma matéria do Anonymus Gourmet que reproduzo aqui. Indico também “O Livro Essencial dos Aperitivos” da Editora Paisagem, uma publicação portuguesa vendidas nas boas livrarias do país que traz deliciosas opções do que chamamos aqui de petiscos ou entradinhas, aliás excelentes opções para o serviço de finger foods.

Vamos as receitas... 

(Pintxos_ Foto: William Mayer)

1- Pintxo Jamón com Figo, Gorgonzola e Mel.

Ingredientes:

4 fatias de baguete (dois dedos de grossura)
150 g de jamón serrano fatiado bem fino (se não encontrar, pode-se usar o presunto cru italiano)
120 g de queijo gorgonzola
60 g de requeijão
80 ml de mel
30 ml de aceto balsâmico
2 unidades de figo
1 colher de chá de açúcar demerara
Azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo:

Amasse o queijo gorgonzola misturando com o requeijão até virar uma pasta. Corte o figo ao meio,  polvilhe o açúcar demerara sobre e reserve. Misture o mel e o aceto balsâmico até emulsionar. Para montar o pintxo: coloque uma colher de sopa da pasta de queijo sobre cada fatia de baguete e leve ao forno em potência média, por 5 minutos, até ficar crocante. Retire, adicione 2 fatias de jamón e meio figo. Passe o maçarico sobre o figo e espete com um palito. Finalize com a emulsão de mel e azeite de oliva.

2- Pintxo de Cogumelos com Gruyére e Azeite Trufado.

Ingredientes:

4 fatias de baguetes
Azeite extravirgem
60 ml de azeite trufado
80 g de manteiga
100 g de cogumelo paris em fatias
100 g de cogumelo shitake em fatias
100 g de cogumelo shimeji em pedaços pequenos (desmembrar)
2 colheres de sopa de salsinha
3 dentes de alho brunoise
80 ml de vinho branco seco
Sal e pimenta moída na hora
120 g de gruyére ralado

Modo de preparo:

Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e a manteiga, derreta e adicione o alho em fogo baixo. Mexa até dourar (cuidando para não passar e amargar). Coloque os cogumelos e salteie. Tempere com sal e pimenta e adicione o vinho branco, deixe reduzir. Coloque a salsa e reserve. Corrija o sal e a pimenta, se preciso. Para montar o pintxo: Passe azeite de oliva nas baguetes e leve ao forno. Retire, coloque os cogumelos, o gruyére e gratine com o maçarico. Finalize com um fio de azeite trufado. Espete com palitos.

3- Pintxo de Caponata com Queijo de Ovelha e Chouriço

Ingredientes:

4 fatias baguetes
4 fatias triangulares queijo ovelha (100 g)
4 fatias finas de chouriço (80 g)
1/2 berinjela brunoise
1/2 pimentão vermelho brunoise
1/2 pimentão amarelo brunoise
1 colher de sopa de alcaparras
1 cebola roxa brunoise
3 dentes alho brunoise
1 colher de sopa de adobo
30 ml de vinagre de jerez
60 ml azeite oliva composto
Sal e pimenta
Azeite de oliva extravirgem
1 tomate italiano bem maduro cortado ao meio

Modo de preparo:

Para a caponata, aqueça uma frigideira, coloque o azeite composto, a berinjela, os pimentões, a cebola e o alho, refogue. Adicione a alcaparra, o adobo, o sal e a pimenta. Desligue e finalize com o jerez. Deixe esfriar. Coloque as fatias de baguete no forno, retire quando estiver crocante e esfregue bem o tomate sobre elas. Cubra com a fatia de queijo, a caponata e o chouriço com um palito. Finalize com azeite de oliva. 

(Fonte: Anonymus Gourmet


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...